top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Foto do escritorFernanda Pinto Fernandes

XXXII Feira do Fumeiro de Montalegre de 19 a 22 de janeiro



Foi apresentada publicamente no Ecomuseu de Barroso - Casa do Capitão, vila de Salto, a 32.ª Feira do Fumeiro de Montalegre. A presidente do município de Montalegre, Fátima Fernandes, destacou a importância de um certame que alavanca a economia local e potencia a excelência dos produtos do território.

A Feira do Fumeiro de Montalegre está de regresso para mais uma mostra dos produtos do território, e para dar a saborear o cozido barrosão, com os ícones: presunto; alheira; chouriça de carne; salpicão; chouriço de abóbora; sangueira; farinheira; pá; barriga; orelheira e outras carnes fumadas. Estão inscritos 450 suínos e 43 expositores, num total de mais de 40.000 Kg. Para além das carnes e fumados, 16 expositores estarão a divulgar outros produtos locais, como mel (mel de urze de Barroso; pão centeio; bicas de carne; folar; compotas; licores e ervas medicinais).


A Presidente da Câmara de Montalegre, Fátima Fernandes, considera que «Sem os produtores, nada disto existia. Souberam, ao longo dos séculos, manter a qualidade dos produtos e agora, modernamente, ter a sensibilidade para acompanhar os novos tempos. É um processo longo, rigoroso e que obedece ao mais estrito cumprimento das normas exigidas. Orgulhamo-nos de ser Património Agrícola Mundial. A Feira do Fumeiro terá cerca de 50 produtores, além da chamada "Feira Virtual" (Online). Com a plataforma aberta, temos registado um bom número de vendas. Além dos stands de venda do fumeiro, temos cerca de 20 produtores que vendem outros produtos como pão, mel e licores. Este ano, em matéria de saúde pública, não vamos ter restrições. Contudo, dentro do recinto da feira colocámos algumas modificações para permitir uma circulação mais fluída porque sabemos que isto ainda não acabou (Covid-19). Temos ainda a "Praça dos Sabores", um espaço de degustação onde vão estar associações e alguns privados. Tudo aquilo que for consumido dentro deste espaço tem de ser adquirido dentro da Feira do Fumeiro. Esperamos vender mais de 40 toneladas de fumeiro.»

A apresentação pública da Feira do Fumeiro contou ainda com a presença de Boaventura Moura, Presidente da Associação de Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã, que referiu: "Tenho a certeza que vamos ter mais uma grande Feira do Fumeiro. Com a pandemia mais afastada, temos todas as condições para voltarmos a ter uma boa feira. Convido toda a gente a visitar Montalegre. Podemos adquirir o produto pela Internet mas não é a mesma coisa. Estar presente é diferente. É uma festa!»

A Feira do Fumeiro e Presunto de Barroso é o maior cartaz turístico e cultural do concelho de Montalegre. Nasceu, timidamente, em 1992. Hoje atrai, num único fim de semana, mais de 50 mil pessoas. O certame é organizado pela Câmara Municipal de Montalegre desde o seu arranque. Porém, desde 2002 que a organização é feita em conjunto com a Associação dos Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã. Na primeira edição, o evento contou com 35 produtores e 1.226 kg de produto vendido. Nesse ano, em 1992, visitaram a vila de Montalegre 2.500 pessoas.




0 comentário

Commentaires


bottom of page