top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Foto do escritorFernanda Pinto Fernandes

XIV Encontro da Associação do Perdigueiro Português, este fim de semana, em Montalegre

12 de Julho, 2024

Montalegre recebe este fim de semana, dias 13 e 14 de julho, o XIV Encontro Norte da Associação do Perdigueiro Português. Dois dias de intensas atividades, com a colaboração do município de Montalegre. Confira o programa.




cão perdigueiro num campo

Cão de caça, o Perdigueiro Português tem origem na Península Ibérica; descende do antigo Braco Peninsular que é um ancestral comum a outros cães de parar. Evoluiu adaptando-se ao clima, terreno e tipo de caça bem como à seleção imposta por critérios socioculturais para a caça ao longo dos séculos. A raça conservou a sua morfologia bem como os critérios de utilização, que são similares aos dos nossos dias.

cão perdigueiro a olhar em frente

A sua existência está documentada em Portugal pelo menos desde o século XII. No século XIV era conhecido como “podengo de mostra” evidenciando já a sua apetência para a caça. Era criado nos canis reais e da nobreza e utilizado na caça ao falcão. No século XVI, já designado como Perdigueiro (de perdiz), era também utilizado pelo povo. A fixação das atuais características e sua difusão por parte de um grupo de criadores e caçadores tem início no princípio do século XX.


Em termos de comportamento e caráter, o Perdigueiro Português é "extremamente meigo e afectivo, rústico e capaz de uma grande resistência e de uma grande devoção. Calmo e bastante sociável, mas um tanto petulante para os congéneres. Curioso por natureza, trabalha com persistência e vivacidade. Muito inflamado com a caça, colabora sempre estreitamente com o caçador", refere o Clube Português de Canicultura.

programa 13 de julho


0 comentário

Comments


bottom of page