Vai decorrer nos dias 20 e 21 de maio, em Melgaço, na Porta de Lamas de Mouro e em Lobios, na Galiza, a 11ª edição da Festa Transfronteiriça da Caça. O objetivo é desmistificar o conceito de caça e caçador, perceber o impacto económico que esta atividade tem no território e de que forma é que pode ser importante no controlo de determinadas espécies.
O evento, que decorre ao longo deste fim de semana conta com uma conferência que
se vai realizar no primeiro dia, sábado, onde os oradores vão explicar a importância deste setor, assim como o que há a mudar para que esteja devidamente ajustado às necessidades atuais. No domingo, é a vez de a experiência ser partilhada por mulheres que se dedicam à caça, numa conferência que decorre em Lobios, na Galiza.
Para a organização deste evento, a caça deve ser debatida de forma consciente e informada, desmistificando-se alguns preconceitos que foram sendo criados ao longo do tempo pela falta de informação. “Este encontro vai permitir-nos trocar ideias e opiniões sobre a atual regulamentação do setor, o impacto económico que tem nos territórios e de que forma é que a caça pode ser importante para o controlo de determinadas espécies como por exemplo, o javali. Sabemos que atualmente há opiniões contraditórias acerca deste tema, mas também temos consciência que, por isso mesmo, é necessário debater e conhecer melhor os efeitos da caça em territórios como os nossos, de baixa densidade populacional”, explica a organização.
Ao longo do fim de semana, haverá ainda um showcooking e prova gastronómica de produtos de caça acompanhados pelo vinho Alvarinho da região.
Neste evento são esperadas algumas centenas de participantes vindos de todo o país e da Galiza.
PROGRAMA
20 de maio | sábado | Melgaço | Porta de Lamas de Mouro
14h30
Início da conferência “Território, Caça e Desenvolvimento Local”
Moderador: Luís Campos Ferreira
Oradores:
Isabel Carvalhais - Eurodeputada do PS
Álvaro Amaro - Eurodeputado do PSD e caçador
Nuno Melo - Eurodeputado e presidente do CDS-PP
Idalino Leão - Presidente do Conselho de Administração da AGROS e presidente da CONFRAGRI
Juan José Gómez - Veterinário e Chefe de Divisão do Património Natural da Xunta de Galicia
17h00
5ª edição do showcooking de cozinha de caça e prova gastronómica 5ª edição do showcooking de cozinha de caça e prova gastronómica
21 de maio | domingo | Balneario Lobios - Caldaria em Riocaldo (Lobios)
Conferência organizada pela XURESTEC
10h30
Intervenção de Tânia Nuñez Gomes Caçadora
“A mulher no presente, no mundo da caça”
11h15
Intervenção de Elisa Amado Parga, caçadora e proprietária do Afixo A Casa da Queda “A mulher na caça acompanhada pelos cães”
12h00
Intervenção de Leticia Piedra (Leti Hunt) sobre as coleiras localizadoras GPS na caça maior e menor
Comments