Arcos de Valdevez prepara-se para “Viver a Páscoa” com uma programação variada, que engloba um programa religioso, cultural e económico, entre os dias 17 de março e 5 de abril, sendo o primeiro evento o tradicional Desfile de Bois da Páscoa, já este domingo, na zona urbana da vila.
Em conferência de imprensa da apresentação pública do programa, que decorreu no Centro Interpretativo do Barroco, o Presidente da Câmara Municipal, João Manuel Esteves, destacou “a programação que engloba vários momentos, várias atividades culturais e vários públicos”, de modo que “no concelho se encontrem os mais variadíssimos motivos para que miúdos e graúdos possam vir a Arcos de Valdevez durante este período.”
O espaço público começa já a mostrar sinais da aproximação desta quadra, com embelezamento dos jardins com plantação de túlipas, a colocação de tapetes roxos nas principais ruas da vila, e decoração com coelhos gigantes, ovos e outras figuras alusivas à Páscoa, para que munícipes e visitantes possam registar momentos aquando da sua passagem por Arcos de Valdevez.
A programação arranca este domingo, 17 de março, com o Desfile de Bois da Páscoa na zona urbana da vila, um evento que “tinha um duplo interesse: um era mostrar quão bons eram os produtores de gado de Arcos de Valdevez com o desfile da capacidade de produção de quem se dedicava à pecuária, e o segundo, era o motivo eminentemente económico, porque terminada a Páscoa, e terminado o período da restrição que cada um se impunha do ponto de vista religioso, durante a Quaresma, era tempo de ficarmos mais fortes e já poder comer carne, de poder trabalhar de outra maneira”, explicou João Manuel Esteves.
O Desfile de Bois da Páscoa será antecedido pelo Concurso Pecuário Nacional (10h00), que contará com centenas de animais, da Raça Minhota, Raça Barrosã e Raça Cachena, e exposição de animais e carros de bois. O Desfile de Bois da Páscoa irá decorrer entre as 15h30 e as 17h30, num percurso que inicia no Parque de estacionamento da Ponte Nova, segue pelo Campo do Trasladário e termina no Parque da Azenha. No desfile participam seis talhos e produtores; 40 animais de raça bovina; 10 carros de bois alegóricos e animação ao longo de todo o percurso com dois ranchos folclóricos e rusgas.
No dia 21 de março, para assinalar o Dia Mundial da Árvore e Dia da Floresta, terá lugar na Praia Fluvial da Valeta, a ação “Viva o Vez”, uma iniciativa de promoção da ciência ao ar livre, que irá contar com a apresentação de 30 ilhas científicas mais uma da GNR, dedicada a atividades de proteção da natureza e ambiente. Vários cientistas estarão envolvidos nesta iniciativa, que conta com a participação de 400 alunos do Agrupamento de Escolas de Valdevez.
No dia 22, às 21h00, o Centro Interpretativo do Barroco recebe “A Arte d’A Paixão”, pelo Grupo de Teatro do Conservatório de Música e Dança de Arcos de Valdevez (CMDAV). A entrada é gratuita.
A 23 de março, sábado, o Paço de Giela promove um Workshop de Ramos e Palmitos, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 15h00. No mesmo dia, pelas 15h30, vai haver “Caça ao tesouro” pelo Centro Histórico da Vila, com ponto de encontro no Espaço Valdevez. Às 21h00, Concerto da Paixão pelo Coro da Universidade Sénior da SCMA e Orquestra/Coro do CMDAV, na Igreja da Misericórdia. A entrada é gratuita. A 22ª edição do Festival Sons de Vez termina a 23 de março, com concerto de Tiago Nacarato e apresentação do projeto Vocal Gym Mar, na Casa das Artes de Arcos de Valdevez, às 22h00.
O programa religioso inicia a 24 de março com Bênção dos Ramos na Igreja de S. Paio, às 10h30, seguida da Eucaristia na Igreja Matriz, às 11h00. Depois, a 28 de março, às 18h30, Missa Vespertina da Ceia do Senhor – lava-pés, na Igreja Matriz e, às 21h30, Procissão Ecce Homo na Igreja da Misericórdia (saída e chegada). O programa religioso prossegue a 29 de março, Sexta-Feira Santa, com Celebração da Paixão do Senhor, às 18h30, na Igreja Matriz, e Via Sacra, pela Pastoral Juvenil de Viana do Castelo, às 21h30, na Igreja de S. Paio para a Igreja Matriz. A 30 de março, Vigília Pascal às 21h30, na Igreja Matriz. O auge do programa religioso acontece no domingo de Páscoa, 31 de março, com Eucaristia da Ressurreição do Senhor, às 12h00, na Igreja Matriz.
Antes, de 25 a 28 de março, as Oficinas de Criatividade Himalaya – Centro Ciência Viva dos Arcos promovem Oficinas de Férias para os mais novos, entre as 10h00 e as 12h00. De 26 a 28 de março, a Casa das Artes/Biblioteca Municipal promove a Oficina dos Coelhinhos, entre as 14h30 e as 17h00. Dias 29 e 30 de março, é a vez de o Paço de Giela organizar mais um “Sai da Casca e Vem ao Paço”, entre as 10h30 e as 12h00 e entre as 14h30 e as 17h00, com várias atividades gratuitas para as famílias, como caça ao ovo, catapultas, zorb ball, insufláveis, malabaristas, pinturas faciais, andas pinchonas, jogos tradicionais, modelagem de balões, workshop de chocolate, atelier de entretenimento, eco tronco e eco carrossel, pipocas e algodão doce, e muito mais.
Do programa cultural, destaque ainda para o Concerto de Páscoa: Quartet Slavey (Bulgária), com entrada gratuita, no Centro Interpretativo do Barroco, às 18h00. No dia 30 de março, a Porta do Mezio promove “Histórias Vindas do Céu-Observação de constelações com contos e lendas”. No Domingo de Páscoa, o Auditório da Casa das Artes exibe o filme religioso “Cheia de Graça” (2015), às 22h00. A entrada é gratuita.
Por fim, de 2 a 5 de abril, altura em que as crianças e jovens ainda se encontram de férias escolares, o Paço de Giela promove “Férias com História”, entre as 10h30 e as 12h00, e as Oficinas de Criatividade Himalaya – Centro Ciência Viva dos Arcos, oferecem “Oficinas de Férias”, entre as 14h30 e as 16h30.
Consulte a programação completa em: https://www.visitarcos.pt/o-melhor/grandes-eventos/semana-santa/viver-a-pascoa-em-arcos-de-valdevez
Comments