top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Foto do escritorFernanda Pinto Fernandes

Vindimas na melgacense Dona Paterna já arrancaram e celebram os 50 anos de história da marca

10 de Setembro, 2024

As vindimas de 2024 da Dona Paterna, têm um sabor especial: a marca assinala este ano meio século de tradição vinícola - as primeiras vinhas foram plantadas em 1974.




senhora a vindimar uvas brancas

Tudo começou no ano da Revolução dos Cravos, concretamente em janeiro de 1974. Naquele ano, Carlos Codesso, inspirado pelo seu pai, Manuel Codesso, deu os primeiros passos na construção de um legado que se estende até os dias de hoje: o melgacense iniciou as primeiras plantações de alvarinho, numa das mais importantes sub-regiões da Região Demarcada dos Vinhos Verdes, a sub-região de Monção e Melgaço, designadamente em Paderne, Melgaço. A sua visão pioneira, levou-o, 16 anos depois, em 1990, à criação da marca Dona Paterna, altura em que Carlos Codesso lançou no mercado o seu primeiro vinho, o 100% Alvarinho. A marca estabelecia então as bases para uma trajetória marcada pela qualidade, tradição e inovação.


Ao longo destes 50 anos, não só se consolidou como uma referência na produção de vinhos de excelência, como também contribuiu significativamente para o desenvolvimento da viticultura na região. Carlos Codesso tem apostado em diferentes segmentos, apresentando hoje um vasto portfólio, com diferentes perfis, quer de alvarinho como de outras castas, assim como de espumantes e aguardentes, mas o Alvarinho continua a ser o ex-libris da marca. Os seus vinhos têm sido galardoados um pouco por todo o mundo, destacando-se as medalhas de ouro para o Alvarinho 2022 no Decanter World Wine Awards, no Concurso Internacional de Vinos Bacchus 2024 e no VINARIUM International Wine Contest 2024 e, ainda, uma de prata no International Wine Challenge.


Este marco dos 50 anos é um testemunho da paixão e dedicação pela vinicultura e pelas raízes. «As vindimas de 2024 são especiais. Refletem cinco décadas de trabalho, experiência e respeito pelo terroir da sub-região de Monção e Melgaço e das nossas gentes. As uvas que hoje são colhidas representam a continuidade de uma tradição que começou há meio século com o meu pai, mas também o compromisso que assumi com ele e com o território, e, claro, com todos os nossos clientes.», conta Carlos Codesso.

jovem a vindimar uvas da casta Alvarinho
cachos de uvas brancas da casta Alvarinho

A colheita nas vinhas de Carlos Codesso iniciou-se esta segunda-feira, 9 de setembro, e já podemos dizer que se esperam vinhos sublimes. «A colheita de 2024 está marcada por condições climatéricas que prometem vinhos de grande qualidade. Continuaremos a apresentar no mercado vinhos de excelência.», promete Carlos Codesso que conta com o apoio do enólogo Fernando Moura, há já 34 anos.

dois homens a provar vinho numa adega
Carlos Codesso e Fernando Moura

Para marcar esta data especial, a DONA PATERNA desafia os seus clientes e seguidores nas redes sociais (Facebook e Instagram) a partilharem as suas memórias e experiências com a marca ao longo destes anos, utilizando a hashtag #50AnosDonaPaterna. A campanha pretende contar (e recordar) a história da marca pela lente dos seus clientes.



0 comentário

Comments


bottom of page