Vila Praia de Âncora vai acolher, no próximo dia 8 do corrente, as comemorações do Dia Internacional da Proteção Civil, com iniciativas que juntam, na sua organização, o Clube de Proteção Civil da ETAP- Escola Profissional, a Câmara Municipal de Caminha e o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Minho.
Os diversos momentos, que têm como destinatários principais as escolas, incluem demonstrações de meios e visitas e contam com a participação dos vários agentes envolvidos no sistema de Proteção Civil.
O Dia Internacional da Proteção Civil comemora-se a 1 de março, e foi ontem de manhã divulgado o programa a realizar dentro de cerca de uma semana. O objetivo principal é reunir os jovens e a população em geral dando a conhecer os diversos meios e papéis da Proteção Civil em Portugal.
O Professor Pedro Ribeiro, da ETAP- Escola Profissional explicou que o Clube trabalha há três anos a área da Proteção Civil, com a colaboração da Autoridade de Proteção Civil, tendo decidido este ano realizar atividades de caráter mais público, em colaboração também com a Capitania do Porto de Caminha. De referir ainda que, durante o mês de março, terá lugar nas escolas do concelho um ciclo de cinema subordinado à temática da Proteção Civil.
Coube à Professora Célia Marques, também da ETAP, explicar sucintamente a forma como os estudantes da escola irão participar nas atividades do dia 8 de março, sobretudo no apoio às visitas.
Intervindo na sessão, o Comandante Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Minho, Marco Domingues, destacou a importância de se apoiar os clubes nas escolas, implementando políticas de segurança e proteção de risco. Elogiou o trabalho da ETAP e a colaboração da Câmara de Caminha, que classificou de Município “exemplar”.
Marco Domingues lembrou também que, a 8 de março, será assinalado o Dia Internacional da Mulher e a circunstância das iniciativas se realizarem nessa data permitiu integrar no programa uma homenagem às mulheres que integram os diversos organismos da Proteção Civil.
Por sua vez, o Presidente da Câmara, Rui Lages, realçou a coordenação entre os diversos organismos de Proteção Civil e destacou a importância de se realizarem ações e atividades preventivas e de informação, como as que estarão em causa no próximo dia 8 de março. “Geralmente, como se diz, só nos lembramos de Santa Bárbara quando troveja e com a Proteção Civil é semelhante, só nos lembramos destas mulheres e destes homens quando há problemas”, disse Rui Lages, defendendo uma atitude diferente e valorizando o facto do Dia Distrital da Proteção Civil se realizar no concelho de Caminha, alavancado por uma escola.
Recorde-se que o Município de Caminha dedica o mês de março, no âmbito da iniciativa “Meses Temáticos”, à problemática da Proteção Civil, estando previsto um programa alargado que oportunamente será divulgado.
PROGRAMA
09h00 - Receção das escolas do concelho de Caminha
09h30 - Cerimónia solene de abertura da Mostra de Meios de Proteção Civil / Homenagem às mulheres da Proteção Civil
Local: Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora
10h00 - Início das atividades da Mostra de Meios de Proteção Civil /animação
Animação ETAP – Escola Profissional
10h30 – Ação de desencarceramento (Bombeiros Voluntários)
Animação ETAP – Escola Profissional
11h30 - Demonstração cinotécnica (GNR)
Animação ETAP – Escola Profissional
12h30 – Almoço
14h30 - Ação de desencarceramento (Bombeiros Voluntários)
Animação ETAP – Escola Profissional
17h00 – Encerramento da mostra
Comments