Participantes internacionais tiveram oportunidade de marcar presença num encontro com os atletas olímpicos de Vila Nova de Cerveira e do concelho de Tomiño.
Decorridos quase quatro anos de trabalho do projeto IN COMMON SPORTS sob a liderança do município de Vila Nova de Cerveira, e no âmbito da 9ª reunião internacional, foram divulgados os resultados do estudo “Os fatores motivacionais para a prática contínua de exercício físico na população idosa e o impacto das “Olimpíadas Intergeracionais“ na aptidão física e mental dos idosos” que sintetizam os objetivos do projeto e as metas atingidas pelas seis entidades envolvidas dos cinco países participantes: Portugal, Espanha, Itália, Hungria e Bulgária.
A reunião internacional, que decorreu nos dias 9 e 10 de novembro, acolheu os parceiros que integram o consórcio e a representante da entidade eslovena que incorpora o novo projeto IN COMMON SPORT + 2021-2023. No dia 9 de novembro, foi dinamizado o evento “Multiplier Sport Event” na Escola Superior de Desporto e Lazer em Melgaço, para a disseminação dos resultados do estudo que contou com a presença dos alunos da Escola Superior e onde cada parceiro efetuou uma apresentação divulgando o impacto do projeto nas suas regiões.
No dia 10 de novembro, os participantes internacionais tiveram oportunidade de marcar presença num encontro com os atletas olímpicos de Vila Nova de Cerveira e do concelho de Tomiño e receberam as boas-vindas do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira e da Vereadora do Desporto, Carla Segadães. Considerado o impacto do projeto na região, foi com palavras de esperança e aposta numa maior dinamização das atividades que o novo autarca saudou os atletas seniores.
Houve ainda tempo para um momento de troca de boas práticas e testagem “in loco” das regras das modalidades coletivas que integram as competições “Olympics4all” entre os treinadores internacionais e os atletas que representam a equipa de Vila Nova de Cerveira.
Até ao final do projeto, que termina a 31 de dezembro do corrente ano, está prevista a realização da última reunião internacional no concelho de Pontevedra – Galiza, sob a liderança da universidade de Vigo – entidade parceira do projeto.
Sobre o Projeto IN COMMON SPORTS:
Considerando que o envelhecimento na Europa é um desafio marcante para este século, o projeto Olimpíadas Intergeracionais constitui uma boa prática que, através do projeto “IN COMMON SPORTS” será replicada noutras regiões da Europa. O alto índice de dependência dos idosos nas regiões envolvidas neste projeto, e consequentemente a contribuição para o aumento das despesas de saúde e para a insustentabilidade das sociedades são preocupações constantes das instituições locais, nomeadamente dos municípios que diariamente lidam com a população sénior e procuram dinamizar e motivar os seus cidadãos para a adoção de estilos de vida saudável. Efetivamente, os resultados apresentados pelo projeto dinamizado em 2015, 2016 e 2017, valorizam o fator competição, demonstrando o efeito motivador que esta iniciativa pode produzir junto da população mais idosa sugerindo a necessidade de estudar e repensar as atividades oferecidas a esta faixa etária específica onde a competição esteja presente.
Com base nestes desafios comuns, o consórcio de parceiros propõe-se aprofundar o conhecimento dos fatores motivacionais para a prática continuada de exercício físico na população idosa e o impacto da competição “Olimpíadas Intergeracionais” no estado de aptidão física e mental do idoso. De forma sistematizada os principais objetivos do projeto são:
Estabelecer uma rede de cooperação transnacional na área do desporto, com o objetivo de aumentar os níveis de atividade física na população sénior e identificar e partilhar boas práticas nesta área;
Realizar um estudo longitudinal "Aptidão física e desempenho cognitivo da população idosa - a competição como motivação adicional para a promoção de um estilo de vida ativo" em Portugal, Itália, Grécia, Bulgária e Hungria. Este estudo pretende:
Avaliar o impacto de uma competição desportiva nos participantes e analisar a associação entre o nível de atividade física, a aptidão física e o desempenho cognitivo dos idosos;
Investigar o impacto das competições, como as "Olimpíadas Intergeracionais" no estado de aptidão física e estilo de vida saudável, sobre a população envelhecida;
Compreender a motivação para a prática continuada de atividade física na população envelhecida;
Examinar as alterações nos marcadores cardiometabólicos na população envelhecida;
Criar ligações intergeracionais para inclusão social;
Impulsionar e contribuir para o desenvolvimento de políticas e estratégias de promoção da saúde mais eficazes.
Testar e implementar o conceito de Olimpíadas Intergeracionais como ferramenta para a integração de grupos vulneráveis no desporto;
Criação de um guia de boas práticas locais identificando programas de atividade física para idosos e as ferramentas necessárias para sua replicação
Conceção de programas de atividade física ajustados aos parâmetros críticos de aptidão física detetados no estudo, a fim de evitar a perda de mobilidade funcional que afete a qualidade de vida, perda de autonomia e a independência das pessoas idosas.
Comments