top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Foto do escritorFernanda Pinto Fernandes

Vila Nova de Cerveira associa-se às comemorações do Dia da Europa

Todos os anos, no Dia da Europa, comemorado a 9 de maio, festeja-se a paz e a unidade do continente europeu. Vila Nova de Cerveira associa-se à efeméride desta terça-feira com o hastear das bandeiras de Portugal, da União Europeia e do Município no edifício dos Paços do Concelho, além de providenciar a iluminação do Forte de Lovelhe com as cores da União Europeia, visível logo à noite.




três pessoas a hastear bandeiras em frente à câmara municipal

Aderindo ao desafio lançado pelo Europe Direct Minho, do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Vila Nova de Cerveira recorda simbolicamente o Dia da Europa e o papel fundamental da União Europeia em tornar as regiões europeias mais competitivas, com intenção de reduzir as assimetrias existentes.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, “hoje mais do que nunca faz sentido assinalar o aniversário da histórica «Declaração Schuman» e os princípios nela enunciados: Paz e Unidade. Comemorar esta efeméride é assegurar que a Europa precisa de ser permanentemente trabalhada. Não nos podemos distrair e assumir que tudo está adquirido”.

Rui Teixeira afirma ainda que “se é verdade que a pandemia Covid-19 e a Guerra na Ucrânia colocaram a descoberto algumas fragilidades da Europa, também é verdade que são ocorrências graves que fortaleceram toda a essência daquilo que é ser europeu”. E acrescenta: “Somos exemplo de maturidade institucional e cultural em prol da igualdade e crescimento sustentável a todos os níveis, e a solidariedade entre povos e a união de culturas e democracias é uma conquista bem enraizada e que se sobrepõe sempre. Os pilares da Europa foram e são constantemente colocados à prova, mas com resiliência tem-se enfrentado os obstáculos e saído mais forte. Acredito que aquilo que atualmente estamos a viver seguirá o mesmo caminho, o da superação”.

homem içando uma bandeira da União Europeia

Referindo que as questões europeias “preocupam” o Município de Vila Nova de Cerveira, que tem procurado dar o seu contributo no âmbito da cooperação transfronteiriça, o Presidente da Câmara Municipal, Rui Teixeira, reforça que “a Eurocidade Cerveira-Tomiño se apresenta como um exemplo efetivo de sucesso de união e de como se pode viver num Espaço Único Europeu, debatendo constrangimentos e criando parcerias para potenciar uma vivência em comum. Cabe às instituições, mas também a cada um de nós, na qualidade de cidadãos europeus, enaltecer o orgulho de pertencer à Europa”.

Simultaneamente, o Município de Vila Nova de Cerveira também formalizou a candidatura ao projeto “Building Europe with Local Councillors” (BELC) que visa criar uma rede europeia de políticos locais eleitos, destinada a comunicar sobre a UE numa aliança sem precedentes entre o nível de governação europeu e local. Este projeto pretende estabelecer um contacto direto entre as instituições europeias e o poder local para, em conjunto, disseminar informações sobre tópicos relacionados com a UE que dizem respeito aos seus eleitores a nível local.

O Dia da Europa assinala o aniversário da histórica «Declaração Schuman», em que num discurso proferido em Paris, a 9 de maio de 1950, Robert Schuman, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, capaz de trazer a paz ao continente europeu. Desta ideia, baseada na cooperação conjunta, assentou a criação da União Europeia (UE). Menos de um ano mais tarde, era assinado um tratado que criava uma entidade com essas funções. Considera-se que a União Europeia atual teve início com a proposta de Schuman.





0 comentário

Comments


bottom of page