Por todo o país, junho é mês dos Santos Populares. Sardinha no pão, manjericos, marchas, balões e bailaricos são uma constante em todas as regiões de Portugal. Também o Município de Vieira do Minho organizou a tradicional Festa dos Santos Populares, no sábado, 25 de junho, com a presença dos seniores dos Centros de Convívio e Lazer e da Universidade Sénior.
Após uma interrupção de dois anos devido à pandemia provocada pela Covid-19, a edição deste ano juntou mais de 500 participantes no Desfile que percorreu a artéria principal da Vila de Vieira do Minho.
A Festa dos Santos Populares iniciou com o tradicional Desfile de Marchas, seguindo-se o tradicional bailarico, ao som do Grupo de Cantares do Município de Vieira do Minho. A iniciativa terminou com um lanche-convívio, onde não faltaram as sardinhas assadas, as fêveras e o caldo verde.
A comemoração dos Santos Populares é uma festa de cariz popular, que proporciona momentos de convívio aos Vieirenses. O presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, António Cardoso, acompanhou a iniciativa realizada em colaboração com as Juntas de Freguesia do concelho. O autarca registou a enorme alegria dos seniores, que voltaram a juntar-se numa iniciativa que permite a troca de afetos e a confraternização. Para o Município de Vieira do Minho continua a ser importante manter viva esta tradição que, adicionalmente, promove o envolvimento da comunidade.
Commentaires