top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Foto do escritorFernanda Pinto Fernandes

“Viana do Castelo é Cidade Europeia do Desporto 2023 por mérito próprio”

Atualizado: 23 de jan. de 2023



Viana do Castelo deu, oficialmente, o “pontapé de saída” para as celebrações enquanto Cidade Europeia do Desporto 2023, na noite de ontem, 21 de janeiro, numa gala que decorreu, em simultâneo, no Centro Cultural e no Pavilhão José Natário. Houve duas “casas cheias” com demonstrações de várias modalidades desportivas que a cidade proporciona.

O encontro estava marcado para as 21h30 mas, ao longo da tarde, já era visível a enorme afluência de visitantes à cidade, que se engalanara a preceito para a ocasião, com ruas sinalizadas, a deixar antever o que se iria passar mais tarde.


Em conversa com os jornalistas, minutos antes da cerimónia, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, revelava-se “muito feliz”, “muito satisfeito” com o evento, dizendo que este grande ano desportivo vai servir para fazer uma espécie de balanço do que tem sido feito na área do desporto: “Vamos consolidar todo um processo de trabalho que temos tido com os clubes, com as associações, com as federações, no sentido de proporcionar a prática de mais de 50 modalidades, com mais de 70 clubes, mais de 160 atividades federadas; esta é uma oportunidade para fazermos uma síntese e percebermos onde estamos. Queremos avançar e continuar a crescer e a evidenciar e a projetar o desporto”.


Mais tarde, no seu discurso na cerimónia, o autarca referiu que “esta é a primeira etapa de um ano que desejamos que seja de intensas vitórias, com o objetivo de vermos o reconhecimento como a melhor cidade europeia do desporto 2023 mas, essencialmente, estarmos mais bem preparados, mais capacitados e resilientes para continuar a ser um concelho amigo do desporto”.

Também o Vereador do Desporto, Ricardo Rego, adiantou que “as expectativas são grandes”, e que “o evento ao longo do ano prevê a dinâmica da economia local, e é por isso que também temos de apostar nestes eventos, na estratégia do turismo desportivo, que é isso que nos vai impulsionar para 2024”. Ricardo Rego disse ter “a certeza absoluta”, de que no final deste ano, “os vianenses vão praticar ainda mais desporto”, pois enquanto Cidade Europeia do Desporto, é isso mesmo que se pretende: “ser um elo motivador, dinamizando a promoção de hábitos de vida saudáveis”.


A cantora, atriz e apresentadora Carolina Torres conduziu a cerimónia a partir do Centro Cultural. O evento abriu com exibição de grupos de desportos de combate como o boxe, Krav Maga, esgrima e capoeira batoqueira. A mascote oficial de Viana - Cidade Europeia do Desporto 2023, o jovem Santiago, foi recebido com uma grande ovação, seguindo-se depois o momento para a selfie. O ex-futebolista Cândido Costa coapresentou a gala, com transmissão para os ecrãs no Centro Cultural, diretamente do Pavilhão José Natário, onde grupos de atletas demonstraram o que melhor sabem fazer. Houve tempo para o atletismo, para o projeto Olympics4All, para o Boccia, basebol, patinagem, ténis-de-mesa, entre muitas outras modalidades.


A mascote Santiago com Carolina Torres e o público a tirar uma 'selfie'

O momento do discurso do Vice-presidente da Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto (ACES Europe), John Swanson, tornou-se num dos pontos mais “caricatos” da noite, no Centro Cultural, pois a tradução em simultâneo para português não se revelou muito “precisa”, deixando o público um tanto “surpreso”.

John Swanson, começou por agradecer a hospitalidade dos vianenses desde que chegara à cidade, referindo que um dos objetivos da ACES Europe “é realmente uma questão de tornar as pessoas mais ativas, com mais frequência”. E que o que procuram numa cidade europeia do desporto é “uma cidade com boa estratégia e boa política desportiva, que tenha o desporto como objetivo primordial e inclusivo para todos: crianças, mulheres e pessoas com deficiência. Procuramos uma cidade que vá utilizar este prémio para aumentar a sua participação no desporto. Viana do Castelo é essa cidade. Cumpre todos os nossos requisitos e mais”. O responsável anteviu: “Este vai ser um grande ano desportivo para esta cidade” e que sente “muito orgulho por fazer parte disto.”, rematou.


O Presidente da ACES Portugal, Nuno Santos, em declarações aos jornalistas disse que esta nomeação para a cidade representa “uma vitória para Viana do Castelo, porque durante o ano de 2023 vai ser o centro da dinâmica desportiva no nosso país, e é também o resultado do investimento que a Câmara Municipal tem feito ao longo dos anos, no desporto, nas infraestruturas desportivas, no apoio aos clubes e à formação; uma cidade que se tem distinguido nacionalmente nessa aposta, principalmente, nos desportos náuticos”. O facto de ser Cidade Europeia do Desporto vai possibilitar a Viana do Castelo acolher vários eventos desportivos nacionais e internacionais ao longo do ano. Nuno Santos anteviu ainda que, “à semelhança do que aconteceu em Leiria [Cidade Europeia do Desporto em 2022], quando formos ver os números, no final do ano, em termos de eventos informais e formais, vamos ver que valeu a pena e que o desporto ganhou mais adeptos em Viana do Castelo”.

O evento contou com a presença de vários Presidentes de Câmara, autarcas e membros do Governo, representantes das federações desportivas, comité paralímpico e olímpico, assim como atletas.


No seu discurso, o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, salientou que “Viana do Castelo é Cidade Europeia do Desporto por mérito próprio”, resultado do trabalho de muitos anos, pois é uma cidade que “sempre colocou o desporto nas prioridades da sua agenda política”. João Paulo Correia disse que “o desporto promove saúde, representa sustentabilidade, inclusão e solidariedade. Esta valorização do desporto está presente na programação da Viana CED2023. É preciso apostar no multidesportivismo, no desporto adaptado, na inclusão através do desporto, no desporto feminino e estou certo de que aqui em Viana isso vai acontecer”, garantiu. O governante assegurou ainda que “quando chegarmos à gala de encerramento de Viana do Castelo CED2023, vamos olhar para os números e os números vão-nos dizer que o desporto cresceu em Viana do Castelo, e que Viana se projetou na região e no país”. Terminou, desejando “grande sucesso a Viana do Castelo” e que este seja também “um grande exemplo da afirmação do desporto português na cena internacional.”

A noite foi preenchida por inúmeras demonstrações, feitas com “prata da casa”, envolvendo todas as coletividades e associações do concelho, que foram acrescentando as suas bandeiras ao palco do Centro Cultural.


A cerimónia ia alternando entre o Centro Cultural e o Pavilhão José Natário. Neste último, o rapper Ré Menor deu um concerto, dedicando a música a Viana do Castelo, deixando a mensagem: “Apoiem os nosso clubes, da nossa cidade, OK?”

O evento prosseguia com mais momentos musicais, com a música “Juntos, somos mais fortes”, por volta das 23h30.

O público vibrou, aplaudindo de pé e entoando o hino oficial de Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto 2023, quando Paulo Baixinho, autor do hino ACREDITAR, entrou no Centro Cultural, montado na bateria. A gala terminou perto da meia-noite com fogo-de-artifício.



0 comentário

Comments


bottom of page