Viana do Castelo Revive Tradição da Mordomia do Senhor dos Passos com Cortejo Solene
- Jorge Costa
- há 7 dias
- 2 min de leitura
09 de abril, 2025.
Viana do Castelo prepara-se para celebrar a Páscoa com um conjunto de iniciativas que culminam com a tradicional Mordomia do Senhor dos Passos. As inscrições para participar neste cortejo solene, que recria a antiga tradição das devotas a oferecerem ramos de violetas à imagem de Nosso Senhor dos Passos, decorrem entre os dias 8 e 11 de abril, no Museu do Traje.

O ponto alto desta celebração acontece já este sábado, dia 12 de abril, pelas 16h00. O cortejo terá início no Museu de Artes Decorativas, percorrendo algumas das principais artérias da cidade, nomeadamente a Rua Manuel Espregueira, a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, a Rua da Picota e a Praça da República, antes de seguir rumo à Sé Catedral, onde serão oferecidos os simbólicos raminhos de flores.
Esta iniciativa integra-se no programa “Páscoa Doce”, uma organização conjunta da Câmara Municipal de Viana do Castelo, da Diocese de Viana do Castelo, da Vianafestas e da Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo. O objetivo é promover a riqueza da tradição e da etnografia local, inserindo-se também na programação de Viana do Castelo enquanto Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2025.
Para além da Mordomia do Senhor dos Passos, a programação da “Páscoa Doce” em Viana do Castelo oferece um vasto leque de atividades que destacam a identidade local. Entre 12 de abril e o final do mês, estarão patentes duas exposições: “Páscoa com Tradição”, até 27 de abril, nos Antigos Paços do Concelho, e “Da Paixão à Ressurreição”, até 30 de abril, no Museu de Artes Decorativas.
O programa inclui ainda workshops temáticos, como o Workshop de Palmitos, nos dias 12 e 13 de abril, onde os participantes poderão aprender a confecionar os tradicionais palmitos decorados com flores artificiais, e o workshop Ovos da Páscoa, dedicado aos mais novos, que decorrerá na principal praça da cidade nos mesmos dias.
A tradição do Palmito Vianense, como explica a VianaFestas, está intrinsecamente ligada às celebrações do Domingo de Ramos, sendo estes levados para benzer na igreja paroquial. No contexto pascal, era também costume o “Mordomo da Cruz” oferecer um Palmito a amigos e pessoas estimadas.
No sábado, dia 12, o programa contempla ainda o Feirão da Patanisca, no âmbito do Fim-de-semana Gastronómico, que reunirá grupos folclóricos e recriará um mercado tradicional. À noite, a Igreja da Misericórdia acolherá um Ciclo de Música de Câmara.
O Domingo de Ramos, dia 13, será marcado pela Bênção e Procissão de Ramos e Missa da Paixão na Sé, seguindo-se, à tarde, a Procissão do Senhor dos Passos e o Sermão do Encontro na Praça da República.
As celebrações da Páscoa em Viana do Castelo estendem-se pelas semanas seguintes, com destaque para a exposição “Rituais: do namoro ao casamento”, a Missa Crismal e a Missa Vespertina da Ceia do Senhor na Quinta-feira Santa, a tradicional Visita às Igrejas e Capelas, as celebrações da Sexta-feira Santa, as populares Queimas de Judas no Sábado Santo, e as celebrações do Domingo de Páscoa e da Segunda-feira de Páscoa.
O programa completo da PÁSCOA DOCE pode ser consultado em www.cm-viana-castelo.pt.
Comments