top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Foto do escritorFernanda Pinto Fernandes

Viana do Castelo quer estreitar laços desportivos com as cidades sul-americanas Diadema e Manaus

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e o Vereador do Desporto, Ricardo Rego, receberam as cidades de Diadema e Manaus, duas Cidades Sul Americanas do Desporto. A visita da comitiva brasileira serviu para estabelecer e estreitar contactos das três cidades no âmbito do desporto e integrou visitas aos espaços desportivos de Viana do Castelo, eleita a Melhor Cidade Europeia do Desporto de 2023.





homens e mulheres segurando bandeiras de cidades europeias do desporto

Citado em nota de imprensa, o autarca disse ser muito importante “partilhar a nossa identidade, a nossa cultura, a nossa experiência, até no desporto”, assumindo a vontade de concretizar o “desafio” que é “ligar estes dois continentes, unidos pela língua e por uma história, através do desporto”.

pessoas em reunião de trabalho à volta de uma mesa

Recorde-se que Viana do Castelo foi eleita a melhor Cidade Europeia do Desporto pela Associação das Cidades Europeias do Desporto (ACES Europe). A avaliação das 16 candidaturas europeias foi feita, de forma independente, pela Pavol Jozef Šafárik University, da Eslováquia, tendo Viana do Castelo sido eleita a melhor Cidade Europeia do Desporto deste ano.

três homens segurando uma bandeira amarela com estrelas azuis, de cidade europeia do desporto 2023

Viana do Castelo vai promover, até final do ano, 500 eventos desportivos locais, nacionais, europeus e até mundiais, esperando um retorno económico de 94 milhões de euros.


O concelho vianense conta com 4500 atletas federados e mais de 10.000 não federados, distribuídos por 88 clubes e coletividades que promovem 50 modalidades.


A Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto (ACES Europa | European Capitals and Cities of Sport Federation), com sede em Bruxelas, não tem fins lucrativos e atribui anualmente, desde 2001, os títulos de Capital, Cidade e Comunidade Europeia do Desporto. A alocação desses reconhecimentos é feita de acordo com os princípios que determinam que o desporto é um fator de agregação da sociedade, melhoria da qualidade de vida, bem-estar psicofísico e integração completa na comunidade envolvente. Esta distinção retrata um reconhecimento internacional, mas também o enaltecimento do trabalho desenvolvido no âmbito das políticas desportivas daquelas cidades naquela que é a maior rede de cidades intituladas como “desportivas” na Europa.




0 comentário

Comments


bottom of page