07 de janeiro, 2024.
Viana do Castelo dá mais um passo rumo à mobilidade sustentável com a aprovação de um investimento de 1,293 milhões de euros para a construção de um parque de estacionamento dedicado a 20 autocarros elétricos. A iniciativa reforça o compromisso do município com a descarbonização dos transportes públicos e a melhoria do serviço para os cidadãos.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, o projeto de execução e a abertura de concurso público para a “Construção de Infraestruturas de Apoio ao Transporte Urbano”, representando um investimento de 1,293 milhões de euros.
O projeto prevê a construção de um parque de estacionamento com capacidade para 20 autocarros elétricos e respetivo sistema de carregamento, alinhado com a estratégia municipal de reforçar os transportes públicos urbanos até 2025.
O prazo de execução da obra está estipulado em 150 dias a partir da data da primeira consignação parcial. Esta iniciativa surge na sequência da aprovação, em dezembro passado, da adjudicação de 5,124 milhões de euros para a aquisição de 15 autocarros elétricos ou limpos, destinados à municipalização do serviço de transporte público de passageiros, que passará a ser gerido diretamente pelo município após a cessação do contrato de concessão em vigor, em setembro de 2025.
Viana do Castelo garantiu um financiamento superior a 5 milhões de euros através do programa “Investimento RP-C21-i12 – Descarbonização dos Transportes Públicos da Componente C21 do Plano de Recuperação e Resiliência”, tornando-se o único município a beneficiar deste apoio. A aquisição dos autocarros divide-se em dois lotes: o Lote 1, com dez autocarros standard (10-12,5m) elétricos, adjudicado por 3.775.182,50€ (mais IVA), e o Lote 2, com cinco autocarros midi (7-8,5m), adjudicado por 1.349.609,75€ (mais IVA). O Lote 3, que previa a aquisição de dois autocarros mini, foi revogado devido à não conformidade das propostas apresentadas, sendo necessária a abertura de um novo concurso.
A municipalização do serviço de transportes públicos visa a sua otimização e adequação às necessidades da população, mantendo a rede existente e introduzindo melhorias como a individualização da linha para Vila Nova de Anha e Cabedelo, com a criação de duas novas linhas. Para suportar esta operação, a autarquia aprovou, em junho do ano passado, a contratação de 25 motoristas, que atuarão como agentes únicos de transportes coletivos do município.
Comments