top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Foto do escritorFernanda Pinto Fernandes

Viana do Castelo: Festas da Senhora das Neves arrancam hoje e prolongam-se até 7 de agosto

A freguesia das Neves, em Viana do Castelo, está em festa, de 3 a 7 de agosto para a celebração das festividades em honra de Nossa Senhora das Neves. Um dos pontos altos é a representação do Auto da Floripes, que acontece dia 5 de agosto, sábado.





homens e mulheres vestidos com trajes da realeza e armas medievais

As afamadas Festas da Senhora das Neves, que remontam ao século XVI, realizam-se no lugar tripartido das Neves e são organizadas pelas freguesias que partilham a Mesa dos Três Abades (Barroselas, Mujães e Vila de Punhe).


Com um programa intenso, eclético e diferenciador, o dia 5 de agosto é feriado local e, na parte da manhã, é dedicado à procissão à Senhora das Neves, padroeira das festividades. Na parte de tarde, às 17h00, representa-se a referência cultural das festividades, o multissecular Auto da Floripes.


Nesse sentido, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e o Vereador da Cultura, Manuel Vitorino, receberam esta quarta-feira, a mordomia das festas e uma breve apresentação do Auto de Floripes.

pessoas vestidas com trajes teatrais num salão com o presidente da câmara
© Américo Dias /Câmara Municipal de Viana do Castelo

O Auto da Floripes é uma representação de teatro popular representada no dia 5 de agosto, pelas 17h00, no Largo das Neves. Está integrada na programação das Festas da Senhora das Neves e é um tributo à padroeira Senhora das Neves. Opondo cristãos e turcos, o Auto da Floripes é um drama de cariz guerreiro que se insere no “Ciclo Carolíngio”, por se inspirar na segunda parte do livro “História de Carlos Magno e dos Doze Pares de França”. O Auto da Floripes assume-se como património e parte integrante da identidade das comunidades que partilham o Lugar das Neves e manifesta dimensão nacional e internacional no panorama do património cultural imaterial.


As festividades arrancaram hoje, 3 de agosto, pelas 9h00, com salva de morteiros, seguida de desfile dos três Grupos de Bombos (Zés P'reiras "Os Nacionais" de Fragoso; "Os Trambolhões" de Castelo do Neiva; "Os de Verde" de Santiago de Figueiró de Amarante), pelo Largo das Neves, percorrendo as três freguesias. Pelas 15h00, no Fórum Cultural, teve lugar a visualização do filme "Auto da Floripes", restaurado pelo Cineclube do Porto. Às 21h30 está previsto despique no Largo das Neves dos Grupos de Bombos. Destaque às 22h30 para o concerto de Zé Amaro e, mais tarde, animação ao som de DJ Math e ZANOVA, a partir das 00h00.


Sexta-feira, 4 de agosto, alvorada festiva às 9h00; às 10h30, Atividade Física para a 3ª Idade, com a monitora Adriana Morgado (#vaimiuda). Às 16h00, desfilam as Bandas de Música Nova e Velha de Barroselas, e às 16h30, haverá Sessão de Fogo do Ar. Depois, pelas 17h00, concerto em palco das Bandas de Música. No Fórum Cultural, às 21h00, exposição de filatelia e colecionismo "Dos costumes e tradições ao comércio do Vale do Neiva", e lançamento de carimbo, postal e selo alusivo à Senhora das Neves. Às 21h30, concerto em palco das Bandas de Música, com participação especial dos cantores vianenses Joana Miranda, Lara Escoval, Leandra Pires e Pedro Nuno Miranda. Às 00h30, as Bandas de Música despedem-se com Tributo à Senhora das Neves. À 01h00, começa a elaboração dos tapetes floridos pelas ruas. A animação noturna está a cargo da dupla de DJ's Kiss Kiss Bang Bang.

cartaz do evento

Sábado, dia maior e feriado local, arranca às 9h00 com alvorada festiva, seguida da entrada da Fanfarra dos Escuteiros de Mujães. Pelas 9h15, concentração na Capela da Senhora das Neves, das autoridades civis, comissão de festas e mordomia, que desfilarão em companhia da Banda Velha de Barroselas até à Igreja Paroquial de Mujães. Às 10h00, Imponente Procissão Solene em Honra de Nossa Senhora das Neves, numa majestosa cerimónia religiosa das três paróquias (Barroselas, Mujães e Vila de Punhe). Pelas 11h30, Missa Campal, junto à Capela de Nossa Senhora das Neves. A Banda Velha de Barroselas desfila pelas 16h00, antecedendo a representação do secular e popular Auto da Floripes. À noite, charanga popular no arraial e 42ª edição do Festival Internacional de Folclore, organizado pelo Grupo S. Paulo de Barroselas. Às 00h00, Flash Li Dance e animação noturna com os DJ's Fábio Gonçalves e Tom Enzi (00h30).


O domingo vai contar com programação dedicada aos emigrantes, iniciando com V BTT Senhora das Neves, pelas 9h00 e XXI Encontro de Motas Antigas. Já da parte da tarde, haverá desfile e despique no Largo das Neves, a partir das 14h00, com Bombos Zés P'reiras "Os Nacionais" de Fragoso, "S. Sebastião de Darque", "Os de Verde" de Santiago de Figueiró de Amarante, "Andores Floridos" de Alvarães", e Zés P'reiras do Mar de S. Bartolomeu do Mar. Às 16h00, desfile das concertinas com Augusto Canário e Cândido Miranda. Destaque para o Cortejo Alegórico e Etnográfico com carros das três freguesias, que procura divulgar o património, as tradições e os costumes locais. A fadista Cuca Roseta atua pelas 22h30, e às 00h00, The Fucking Bastards tomam conta dos decks.


O último dia das festividades, 7 de agosto, contempla um programa com missa pelos emigrantes, pelas 10h30, seguida de romagem aos cemitérios das freguesias participantes nas festividades, com o acompanhamento dos Clarins da Fanfarra dos Escuteiros de Mujães. Este dia é dedicado às crianças, que têm direito a uma festa com insufláveis, pinturas faciais, jogos tradicionais e outras diversões. Este dia contempla ainda espetáculo de mímica, comédia e desporto pelo emigrante João Dinis Reis, pelas 17h30. Às 18h00 é Hora do Conto, em que a escritora e contadora de histórias do projeto Carina Novo - Histórias de Ler e Contar -, com o músico José Carlos Barbosa levam os mais novos numa viagem única e inesquecível pelo mundo mágico das histórias, num momento de partilha, afeto e muita diversão. Haverá ainda entrega de surpresas às crianças e, à noite, pelas 22h00, Majestosa Procissão de Velas. As festividades encerram pelas 23h30 com salva de morteiros.





















0 comentário

コメント


bottom of page