Os ventos fortes sentidos em Valença, estes dias, deixaram um rastro de danos em vários pontos do concelho, com árvores caídas, casas danificadas e vias obstruídas, deu nota, hoje, o Município de Valença numa publicação no site da autarquia.
De acordo com a autarquia, "a zona mais afetada localizou-se no lugar do Cais, em Valença, com várias árvores caídas na Ecopista Veigas do Rio Minho, junto à ponte centenária, bem como na rua de acesso ao antigo Matadouro Municipal." Nesta rua, acrescenta, "várias árvores tombaram sobre habitações danificando o telhado e as caleiras."
A Câmara Municipal, através dos Sapadores Florestais e em parceria com os Bombeiros Voluntários, procedeu à remoção de todas as árvores que tombaram e estavam a impedir a circulação de pessoas e viaturas, bem como as que estavam em cima das habitações. A intervenção contou com a colaboração de efetivos da Guarda Nacional Republicana.
"A Câmara Municipal de Valença alerta os munícipes para a necessidade de rever o estado de saúde das árvores, sua propriedade, sobretudo as de porte, que se encontrem junto a vias públicas e habitações."
O sentido da prevenção, diz a autarquia, é "uma necessidade para evitar danos maiores." Esse trabalho de prevenção tem vindo a ser desenvolvido, nos últimos meses, pela Câmara Municipal, sobretudo, nas árvores que se encontram na via pública na área central da cidade. "Avaliações e intervenções que a Câmara Municipal continuará a realizar de modo a proteger e valorizar os espaços verdes do concelho, mas também a segurança de pessoas e bens", assegura.
Comments