A Câmara Municipal de Valença informou ontem, em nota de imprensa, que vai transferir cerca de 1 milhão de euros para as 11 Juntas de Freguesia do concelho.
"Deste valor, mais de 600 mil euros destinam-se à realização de investimentos, correspondendo a um valor de, aproximadamente, 55 mil euros para cada Junta de Freguesia", explica o Município de Valença em nota de imprensa. Os restantes 400 mil euros destinam-se à gestão corrente e são distribuídos pelas freguesias tendo em conta o coeficiente de coesão territorial de modo a promover a melhor racionalização dos recursos disponíveis.
"A Câmara Municipal pretende, também, proceder à abertura de um procedimento concursal para a contratação de assistentes operacionais que serão colocados em cada Junta de Freguesia", adianta a mesma nota.
O Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira, citado na nota, referiu que “queremos capacitar as Juntas de Freguesia com os meios necessários para poderem dar respostas aos nossos cidadãos, numa gestão que desejamos sempre próxima das pessoas e atenta às suas necessidades”.
As transferências para as Juntas de Freguesia enquadram-se na política municipal de descentralização administrativa e de gestão do território próximo das pessoas. "Para a Câmara Municipal, as Juntas de Freguesia são parceiros estratégicos e vitais para o desenvolvimento integrado, solidário e sustentável do concelho", remata.
Comentarios