top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Foto do escritorFernanda Pinto Fernandes

V Feira de Educação, Ciência e Tecnologia “acrescenta valor e ajuda a potenciar o ecossistema educativo no concelho de Ponte de Lima e no Alto Minho”

23 de Maio, 2024

Foi inaugurada, oficialmente, esta tarde, a 5ª edição da Feira de Educação, Ciência e Tecnologia, na Expolima, Ponte de Lima. Uma aposta do município num programa de excelência, que abrange áreas diversas, e com a participação de instituições com responsabilidade na educação, formação e apoio a toda a comunidade. A feira decorre até domingo e a entrada é livre.




pavilhão com vários stands numa feira tecnológica

Uma feira que “acrescenta valor e ajuda a potenciar o ecossistema educativo no concelho de Ponte de Lima e no Alto Minho”, que “atrai largos milhares de estudantes, famílias, empresas e instituições”, referiu o Vereador da Educação da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Paulo Sousa, aquando da abertura oficial do certame pelo Executivo Municipal, esta quinta-feira.

homens e mulheres de pé numa feira de ciência

Um certame que, de acordo com o Vereador, “de ano para ano, tem crescido em número de expositores, em número de visitantes e que queremos dar continuidade, pois atrai empresas tecnológicas que querem estar na feira para apresentar os seus produtos, porque sabem que o mercado educativo, ligado à educação, absorve, conhece e acaba por adquirir e, por isso, hoje temos que apostar muito na inovação pedagógica, nos novos contextos de aprendizagem e esta feira é um bom reflexo das mudanças que temos vindo a assistir na área da Educação e em que Ponte de Lima é hoje uma referência nacional.”


Convidado para visitar o evento, o Delegado Regional da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), Luís Lobo, considerou a feira “uma iniciativa de louvar”, porque, “pretende mostrar à população o que de bom se faz a nível dos cursos profissionais, e eu acho que é com mostras destas que se consegue cada vez mais cativar os alunos para os cursos profissionais, porque o território tem as suas empresas, as suas necessidades e, cada vez mais, os técnicos especializados são necessários e só com os cursos profissionais vão conseguir ter os recursos humanos para laborar a atividade que têm”, sustentou. 

homens conversando de pé

A Feira de Educação, Ciência e Tecnologia conta com diversos stands, workshops, palestras, demonstrações, fóruns, espetáculos, atuações, oficinas experimentais, caças ao tesouro digitais, e dezenas de atividades para visitar até dia 26 de maio. Na sexta-feira, às 10h00 decorre o II Fórum do Ambiente e Sustentabilidade; dia 25 às 14h45 o VII Workshop Infantil de Ciência e às 21h30, no palco exterior, Observação Astronómica do “Clube Ciência Viva” do Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima.

Destaque para sábado às 18h00, a iniciativa inédita “Homenagem ao Professor”, durante a qual serão homenageados pelo município cerca de duas dezenas de professores que se aposentaram entre 2021 e 2023, dos vários Agrupamentos de Escolas. O Município homenageia estes profissionais pelo papel que desempenham: “um papel estruturante para o ensino e a capacitação dos nossos jovens para o amanhã e que devemos valorizar”, defende o Vereador da Educação, Paulo Sousa.


Uma das empresas presentes no evento é a Beltrão Coelho, que oferece soluções tecnológicas na área da Educação, desde multifunções e toda a tecnologia subjacente, passando pela robótica até aos audiovisuais, como quadros interativos, óculos de Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR), por exemplo.

jovens com óculos de VR e AR

Nuno Guimarães, responsável pela Beltrão Coelho Minho, em entrevista à Peneda Gerês TV referiu que a feira “está muito bem programada porque as escolas trazem os seus alunos e isso movimenta muito, porque eles querem mexer, querem ver… estão muito interessados naquilo que é o futuro, já.”  Sobre a participação neste certame, onde podem divulgar os seus produtos, o responsável considerou que “estarmos presentes, é importante, além da visibilidade que isso representa, é também, para já, mostrar as coisas a este público jovem, que de uma forma geral está muito interessado nisso, e depois é realizar parcerias, assim como a possibilidade de negócios, naturalmente”.

homens sentados a conversar
Nuno Guimarães (à esquerda)

Também presente na Feira de Educação, Ciência e Tecnologia, pela segunda vez, “para divulgação e sensibilização tendo em conta o público com necessidades especiais na área da visão”, a Íris Inclusiva mostra exemplos de atividades que a instituição usa com os clientes, como “estimulação sensorial, treino de outras capacidades, e, talvez o que desperta mais curiosidade nos visitantes: as máquinas Braille, nas quais podem aprender a escrever o seu nome, por exemplo, e ficar a perceber um pouco esta atividade”, referiu Valter Santos, terapeuta ocupacional naquela instituição. A Íris Inclusiva é uma instituição sediada em Viana do Castelo há 12 anos e presta apoio a pessoas com cegueira ou baixa visão e que habitem no distrito de Viana.

homem junto a um stand com máquina de Braille
Valter Santos - terapeuta ocupacional na Íris Inclusiva

A V Feira de Educação, Ciência e Tecnologia decorre no Pavilhão de Feiras e Exposições de Ponte de Lima até domingo.




0 comentário

Comments


bottom of page