top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Foto do escritorFernanda Pinto Fernandes

USF da Meadela inaugurada após investimento superior a 3,4 milhões de euros

4 de novembro, 2024

A Unidade de Saúde Familiar (USF) da Meadela, sita na Praça da Linha do Vale do Lima, Viana do Castelo, foi inaugurada esta manhã. A nova infraestrutura representou um investimento superior a 3,4 milhões de euros e, de acordo com o Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), “já era desejada há muito tempo”.



pessoas em frente a um edifício castanho escuro

A cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, assim como de todo o Executivo Municipal, do Presidente da CIM Alto Minho, autarcas, deputados, do representante da empresa OnWorks – Engenharia e Construção - responsável pela execução da obra, e demais personalidades e entidades.

sala repleta de pessoas

Após uma visita guiada às instalações, o Presidente do Conselho de Administração da ULSAM, João Porfírio Oliveira, congratulou-se com este novo edifício, afirmando que “já era esperado e desejado há muito tempo”, destacando “as excelentes condições em que estes profissionais e, acima de tudo, os nossos utentes vão passar a ter nesta Unidade de Saúde”

interior de um gabiente médico

Recorde-se que a Unidade de Saúde da Meadela acolhe a USF Tiago de Almeida, assim como a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Viana do Castelo, o que “vai permitir esta proximidade entre a população e os profissionais e a saúde”, assegurou João Porfírio Oliveira.

homem de fato a discursar no palanque
João Porfírio Oliveira - Presidente CA ULSAM

Apesar de ainda não estar totalmente apetrechada, a USF da Meadela irá ter mais serviços fixados nesta unidade, como por exemplo, “Juntas Médicas e Saúde Oral”, revelou o Presidente do Conselho de Administração da ULSAM.


A obra mereceu financiamento ao abrigo do Programa Operacional da Região Norte – Norte 2020 no valor de 2,2 milhões de euros, tendo a Câmara Municipal assumido a verba restante, que ascendeu a 1,2 milhões de euros, mais a cedência de terreno, o que eleva o apoio municipal para 1,5 milhões de euros. O Município garantiu o financiamento da componente nacional, coordenando também toda a empreitada de execução da nova Unidade de Cuidados de Saúde Primários que foi posteriormente entregue à ULSAM.


A Unidade de Saúde Familiar da Meadela serve agora cerca de 10.000 utentes de várias freguesias, sendo que 80% destes pertencem à Meadela e à Areosa. A USF da Meadela ocupa uma área aproximada de 4000 metros quadrados e conta com 14 gabinetes de consulta médica, 10 gabinetes de enfermagem ou de consulta de enfermagem, quatro consultórios, uma sala de amamentação, uma sala de espera materno-infantil e fraldário, dois gabinetes multifunções, integrando ainda salas de tratamento, salas de espera, arquivo, salas de reuniões e de pessoal, casas de banho, vestiários e zonas de manutenção técnica.


O dia arrancou com uma visita à USF Foz do Lima, em Darque, na qual João Porfírio Oliveira revelou que atingiu, hoje, os 100% de taxa de cobertura, garantindo, assim médico de família a todos os utentes do Centro de Saúde de Darque.

Unidade de Saúde Familiar Foz do Lima

A USF Foz do Lima funciona agora na sede do Centro de Saúde de Darque, mantendo-se em funcionamento, como até agora, os polos de Chafé, Castelo do Neiva, Geraz do Lima e Vila Franca. A UCSP de Darque continuará em funcionamento nas mesmas instalações e integrada no mesmo Centro de Saúde, de modo a continuar a prestar serviço assistencial à população no âmbito dos cuidados de saúde primários.

utentes a ser atendidos numa Unidade de Saúde Familiar
USF Foz do Lima

Sendo uma das regiões do país com maior cobertura de médico de família (superior a 97%, acima da média nacional), o Presidente do Conselho de Administração da ULSAM, afirmou que “o Alto Minho é atrativo para os médicos de família”, salientando que “a percentagem que não conseguimos satisfazer tem a ver com o aumento do número de profissionais de saúde que entram agora na reforma”, e por isso, “este ano e no início do próximo, vamos ter aqui um número acelerado de reformas e precisamos desta ajuda do Ministério da Saúde para abrirmos vagas para fixar médicos na região”, frisou o responsável.


O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, constatou que este novo equipamento agora inaugurado “era uma necessidade, uma emergência, uma reivindicação de toda esta envolvente periurbana, mas também das freguesias que estão na margem da Meadela, e neste quadrante não tínhamos uma resposta qualificada”, pelo que “com a disponibilização deste novo equipamento, com estas valências alargadas e com os recursos humanos, está concretizado um anseio da população”, garantindo que “vai ocorrer uma melhoria na qualidade dos serviços de saúde prestados nesta geografia.”

homem de fato a discusar no palanque junto a bandeiras
Luís Nobre - Presidente CM Viana do Castelo

Luís Nobre destacou o “acolhimento humanizado” que é promovido pela nova

USF e defendeu que a Unidade Local de Saúde do Alto Minho “necessita de

infraestruturas, de atualização dos equipamentos”. O autarca realçou ainda a “cooperação” existente entre o Município e a ULSAM, e a aposta da autarquia na Saúde, que tem permitido a dinamização de variados projetos, nomeadamente a Unidade Móvel de Saúde (que já serviu 12 mil utentes de 24 freguesias), o Programa Municipal de Apoio aos Cuidadores Informais (PMACI), Táxi Saúde, a alocação de viaturas e recursos humanos à área da saúde, o apoio financeiro à requalificação do bloco de partos do Hospital de Santa Luzia, entre outros.

dois homens dando um abraço de felicitações

Em breve, de acordo com o Presidente da Câmara de Viana do Castelo, será lançada a primeira pedra da construção da futura Unidade de Saúde de Alvarães, em parceria com a ULSAM, numa empreitada de 2,6 milhões de euros.






0 comentário

Comments


bottom of page