top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

UMinho Impulsiona Empreendedorismo de Jovens Migrantes com Projeto PatENT

09 de março, 2025.

A Universidade do Minho, através da TecMinho, está a liderar um projeto inovador que visa capacitar jovens migrantes para o mundo do empreendedorismo. O projeto PatENT, com o apoio do programa Erasmus+, apresenta os resultados de dois anos de trabalho no próximo sábado, dia 8, no Porto.



UMinho Impulsiona Empreendedorismo de Jovens Migrantes com Projeto PatENT
UMinho Impulsiona Empreendedorismo de Jovens Migrantes com Projeto PatENT

A Universidade do Minho, através da interface TecMinho, está a capacitar jovens migrantes para o empreendedorismo, reforçando a sua empregabilidade e a inclusão. O projeto chama-se PatENT, junta seis países e tem apoio do Programa Erasmus+ da União Europeia. Os resultados de dois anos do projeto – que lançou cursos, recursos online, mobilidades e um documentário, entre outros – vão ser conhecidos este sábado, dia 8, às 14h30, na Escola Básica e Secundária Rodrigues de Freitas, no Porto.

 

“Estamos a encorajar jovens migrantes a traçarem o seu caminho, com abordagens educativas de apoio à criação e gestão de empresas, ao registo de patentes e marcas em vários ramos de atividade e ao empreendedorismo entre os próprios migrantes”, explica a gestora do PatENT e responsável de e-learning da TecMinho, Ana Dias. A iniciativa tem envolvido participantes dos 18 aos 30 anos de várias geografias. Em paralelo, o projeto preparou também materiais open source, intercâmbios e um programa intensivo para reforçar competências de profissionais e instituições do setor da juventude que focam este grupo-alvo.

 



O PatENT - Entrepreneuship for Migrants junta como entidades parceiras a Vilnius Tech (Lituânia), Active Youth (Lituânia), Outside (Alemanha), Learning Library (Estónia) e Momentum (Irlanda). “Tem sido um percurso intenso”, recorda Ana Dias. No início, a equipa avaliou as oportunidades nacionais e europeias para migrantes. Depois, estabeleceu seis centros de empreendedorismo e formação – um por país parceiro, como a TecMinho em Guimarães – orientados para partilhar informação e capacitar ações neste âmbito. Estes centros vão continuar o trabalho após o término do PatENT, “face à relevância dos migrantes no panorama europeu”.

 

O consórcio produziu igualmente um documentário com histórias de migrantes no mundo dos negócios. “São 40 minutos inspiradores sobre o que é ser empreendedor migrante, desde esse começo, os desafios enfrentados, os conselhos a fixar ou as experiências a registar patentes de ideias inovadoras”, ilustra Ana Dias. O filme traz 12 percursos de vida de jovens do Egito, Ucrânia, Cuba, Nicarágua, México, Roménia, Uganda e Rússia na procura de formas inovadoras de rendimento noutro contexto, que se fixaram em Portugal, Alemanha, Lituânia, Estónia e Irlanda.

 

Na sessão final deste sábado prevê-se momentos com testemunhos e debate, a apresentação de programas e financiamentos na área, o esclarecimento de formalidades com migrantes e ainda o networking entre migrantes, responsáveis institucionais, decisores, académicos e cidadãos. O projeto tem o portal migrants-can-patent.eu .

Comments


Se gosta da Peneda Gerês TV

Contribua com um donativo

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Doar com PayPal

Publicidade

Peneda Gerês TV - Multimédia e Comunicação

In.Cubo – Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras

4970-786 - Arcos de Valdevez

geral.penedagerestv@gmail.com

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

©2024 Peneda Gerês TV

bottom of page