O professor Giovanni Tedesco, da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da Universidade do Minho, profere a 15 de dezembro, às 18h00, na capela-mor da Sé do Porto, um seminário sobre a decoração a fresco daquele espaço realizada por Nicolau Nasoni. O evento evoca os 250 anos da morte deste artista italiano e tem a entrada livre.
A organização do evento cabe à UMinho, ao Cabido Portucalense e à Associação Dante Alighieri.
Giovanni Tedesco é doutorado em História de Arte com uma tese sobre Nasoni (1691-1773), que foi distinguida pela Irmandade dos Clérigos. O seu seminário vai repisar os primeiros passos de Nasoni em Portugal, vindo de Malta, mostrando também a sua linguagem quadraturista e as ligações com figuras na Invicta, que lhe deram trabalho e suporte para legitimar mais tarde a alcunha de "arquiteto do Porto".
DESCBERTA DE DECORAÇÕES
De 2021 a 2023, o interior/exterior da capela-mor da Sé do Porto foi reabilitado para se valorizar a sua importância histórica, artística e cultural. As obras relativas à pintura mural levaram à descoberta de decorações atribuíveis a Nasoni, completando assim o percurso do artista transalpino. Esta intervenção recente foi dinamizada pelo Cabido Portucalense e supervisionada pela Direção Regional de Cultura do Norte.
Nicolau Nasoni chegou ao Porto em 1725 e foi contratado como pintor/decorador pelo Cabido da Sé, onde fez os primeiros trabalhos. Seguiram-se obras barrocas icónicas como a Torre dos Clérigos (onde está sepultado), a fachada da Igreja da Misericórdia, o Palácio do Freixo e a Quinta da Prelada. Deixou ainda marca noutras cidades, como a fachada da Igreja do Bom Jesus (Matosinhos), o chafariz e escadaria do santuário da Sra. dos Remédios (Lamego) ou a parte central do Palácio de Mateus (Vila Real).
Comments