Fim de semana Gastronómico regressa aos restaurantes de Arcos de Valdevez com o tradicional “Cozido à moda dos Arcos”, de 26 de fevereiro a 1 de março.
Confecionado com produtos locais de qualidade e com um tratamento especial das muitas carnes que o compõem, como o presunto, a galinha caseira, a orelheira salgada, o toucinho entremeado, o chouriço de carne, a sanguinha, o entrecosto, entre outras, o "Cozido à moda dos Arcos" vai bem acompanhado dos vinhos verdes da região. Como sobremesa, o município aconselha os Charutos de Ovos, uma das 7 Maravilhas Doces de Portugal, acompanhados da Laranja de Ermelo, o Bolo de Discos e o Bolo de Mel do Soajo, os quais compõem a doçaria arcuense.
Esta vila minhota fica situada apenas a uma hora do Porto e Vigo sendo, por isso, um destino excelente para fazer um roteiro gastronómico pela região.
Arcos de Valdevez oferece ainda a possibilidade de realizar passeios ao ar livre, caminhadas ou trilhos, usufruir da Ecovia do Vez, bem como realizar visitas a quintas de vinho verde e desportos de natureza. Há também a possibilidade de visitar o Paço de Giela, o Centro Interpretativo do Barroco, a Porta do Mezio, Sistelo ( uma das 7 Maravilhas de Portugal/Aldeias) e Soajo conhecido pela sua Eira dos Espigueiros Comunitária, no Parque Nacional Peneda-Gerês.
Como forma de assinalar o Carnaval, o município instalou no Campo do Trasladário, um palhaço gigante, uma estátua de quatro metros realizada por um artista arcuense, que convida a registo fotográfico, e tem também o propósito de assinalar os 20 anos da Associação de Festas Folia. O palhaço estará em exibição partir do dia 25 de fevereiro até ao dia 2 de março.
Os próximos fins de semana gastronómicos já têm data marcada e serão: 8 e 9 de abril: Arcos à Mesa - Cabrito, e 30 de abril e 1 de maio, Carne da Cachena com Arroz de Feijão Tarrestre.
Consulte a Loja Interativa de Turismo de Arcos de Valdevez ou o Centro Municipal de Informação e Turismo (258 520 530) para saber quais os restaurantes aderentes.
Comments