21 de Junho, 2024
Esta noite, o Anfiteatro do Trasladário de Arcos de Valdevez vai ser palco de um concerto que marca o encerramento do ano letivo do Conservatório de Música e Dança de Arcos de Valdevez (CMDAV). Tim, cofundador e vocalista dos Xutos & Pontapés, foi convidado para o Vale d'Artes, um espetáculo memorável, que vai juntar em palco 120 artistas de diversas idades, numa "celebração da vida".
O espetáculo, com entrada livre e início às 21h30, junta mais de 120 "artistas" numa fantástica junção de gerações, reunindo alunos de iniciação, alunos do ensino básico articulado e vozes da Universidade do Saber, que darão a este momento um encanto especial.
Esta quinta-feira, durante o ensaio, Tim revelou que não é a primeira vez que participa em projetos desta natureza e que tem estado a trabalhar com várias bandas filarmónicas, várias escolas de música, e "é sempre fantástico, porque é bom de ver tanto músico, tanto miúdo, tanta gente interessada em tocar e em participar neste mundo maravihoso que é a música, nesta confraternização de pessoas, uns mais velhos, outros mais novos, mas que acaba por ser uma celebração da vida", afirmou.
Agradecendo aos professores e a todos quantos "levam o ensino da música para a frente e que tornam possível esta magia ser espalhada por tanta gente", Tim antevê "um momento único", revelando que no concerto não faltará "pelo menos um ou dois" temas dos Xutos. "Acho que alguém - que não eu - vai cantar A Casinha", brincou.
Em palco, estarão artistas do Conservatório de Música e Dança de Arcos de Valdevez, da Academia de Música de Elvas, e da VOAR - Escola de Rock, projeto que o vocalista dos Xutos abriu em 2023 com os dois filhos, Sebastião e Vicente.
Luís Zagalo, em representação da Academia de Música de Elvas, adiantou que o público "pode esperar uma festa inédita que combina diferentes contributos", numa "perspetiva eclética da música" que se vai traduzir numa apresentação de "canções que as pessoas associam ao Tim; a possibilidade de termos arranjos inéditos que configuram, por um lado, um contributo de professores portugueses e espanhóis, que é essa, também, a matriz da Academia de Música de Elvas e a sua natureza geográfica de pertencer a uma eurocidade, e um conjunto muito alargado de crianças que irão dar voz a estas canções, e a orquestra do Conservatório".
A celebrar 10 anos de existência, o Conservatório de Música e Dança de Arcos de Valdevez (CMDAV) tem vindo a desenvolver uma série de iniciativas e espetáculos, sob o mote 10 ANOS, 10 MOMENTOS, com grandes nomes do panorama nacional. Nuno Brito, presidente do CMDAV, explica que "neste final de ano letivo, achámos por bem enquadrar todas estas ecolas, todo o conhecimento musical destas escolas e, lançando o repto ao Tim, conseguimos que este fantástico espetáculo, intitulado Vale d'Artes fosse concretizado aqui em Arcos de Valdevez." O CMDAV tem, atualmente, cerca de 250 alunos e desses, 91 estão em regime de ensino articulado com o Agrupamento de Escolas de Valdevez.
A acompanhar o ensaio, o Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, sublinhou a importância de uma instituição como o Conservatório de Música e Dança de Arcos de Valdevez que, ao incluir alunos em regime de ensino articulado permite que "no currículo escolar haja teatro, música e dança".
O Conservatório de Música e Dança de Arcos de Valdevez teve um crescimento significativo no número de alunos ao longo desta década e houve uma enorme evolução na forma como se ensinam as artes no concelho. Mais alunos, significa também que o espaço vai ficando pequeno. Face à necessidade de "melhores e maiores instalações", o autarca arcuense adiantou que a Câmara apresentou uma candidatura ao PRR "para construir um espaço novo para o ensino artístico", estando a aguardar aprovação do Ministério da Educação. "Nós esperamos ter a aprovação da candidatura para podermos concretizar um sonho que, esperamos que se transforme em realidade dentro em breve", rematou.
Comments