A Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado) e os municípios seus associados – Terras de Bouro, Amares, Braga, Barcelos, Esposende e Vila Verde – arrancaram recentemente com sessões municipais de focus group para a realização do diagnóstico participativo no âmbito do Planos Municipais para a Igualdade e Não Discriminação.
Estas ações estão inseridas no projeto “Pró-Igualdade no Cávado” ao abrigo do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE), e pretendem diagnosticar, planear, implementar, monitorizar e ajustar medidas com vista à modernização organizacional promotora de uma efetiva igualdade de tratamento e oportunidades entre homens e mulheres.
Segundo a proposta, as atividades a desenvolver neste projeto têm de dar resposta e estar em alinhamento com os objetivos da Estratégia Nacional para a igualdade e a Não Discriminação (ENIND) – Portugal + Igual 2018-2030 e aos respetivos Planos Nacionais de Ação, e para isso operacionaliza-se em três fases:
Elaboração de um diagnóstico, por cada município, que deverá identificar e priorizar as necessidades das organizações e dos territórios ao nível da Igualdade e Não Discriminação.
Elaboração e implementação dos seis Planos para a Igualdade e Não Discriminação, em articulação com as entidades locais.
Divulgação e avaliação dos seis Planos para a Igualdade e Não Discriminação.
Trata-se de uma candidatura aprovada pelo Programa Operacional Temático da Inclusão Social e Emprego, especificamente ao Aviso POISE-01-3422-FSE-000066, com o Investimento Total de 210.000,00€ e cofinanciado a 85% pelo FSE.
Comments