16 de Outubro, 2024
O Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado a 10 de outubro, sob o tema ‘Inspirar ambientes saudáveis’, foi o mote ideal para a assinatura de um protocolo de cooperação entre os municípios de Terras de Bouro, Braga, Barcelos, Esposende, Vila Verde, Amares, Vieira do Minho, Póvoa de Lanhoso e o CRI (Centro de Responsabilidade Integrada) de Saúde Mental da ULS de Braga.
A sessão, que decorreu no Fórum Braga, serviu assim para a apresentação deste projeto-piloto que integra a reforma em curso na área da Saúde Mental e a mudança de paradigma por forma a combater o estigma e envolver a sociedade. "Pretende-se assim com esta ação a aproximação dos cuidados à comunidade e a intervenção com estruturas quer municipais, quer de outras associações, que trabalhem na comunidade e que tem ainda como objetivo, combater o estigma da doença mental", explica o Município de Terras de Bouro.
Criado há mais de 30 anos, o Dia Mundial da Saúde Mental permite “refletir sobre o estigma das doenças mentais” e “disseminar conhecimento”, por forma a que as respostas possam ser mais eficazes no terreno junto das pessoas.
Comments