25 de Novembro, 2024
O Município de Terras de Bouro irá iniciar já no dia 25 de novembro a instalação de oito postos de carregamento para carros elétricos no concelho. Esta medida acontece, de acordo com a autarquia, "no âmbito do procedimento adotado e que visa capacitar o nosso território de infraestruturas modernas e capazes de satisfazer as necessidades de deslocação, tanto de quem nos visita, como de quem habita em Terras de Bouro."
"Estando ciente da evolução do mundo automóvel e da adoção de novas tecnologias não poluentes para uma melhor deslocação", o Município de Terras de Bouro irá fazer assim uma forte aposta na implantação destas infraestruturas que ficarão assim distribuídas:
2 postos na Vila de Terras de Bouro;
2 postos na Vila do Gerês;
2 postos no Centro Náutico de Rio Caldo;
2 postos no Museu de Vilarinho da Furna (Campo do Gerês).
O processo para a instalação dos postos obedeceu à morosidade das regras da contratação pública, tendo sido aberto concurso público. "Este novo serviço permitirá ao Município arrecadar uma renda de 5.000,00 euros / ano", revela a autarquia.
Cada local irá assim ter dois pontos de carregamento com uma potência de 44 KVa (cada tomada tem a potência de 22 KVa), sendo o prazo de execução desta obra de 270 dias a partir do dia 25 de novembro e a responsabilidade da concessão será da Petrogal, SA (Galp Energia, SGPS, SA).
Importa ainda referir que, segundo a MOBI.E, empresa pública que atua, desde 2015, como Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica (EGME), a 17 de outubro de 2024, foram publicados em Diário da República os seguintes incentivos relativos à aquisição de veículos ligeiros de passageiros 100% elétricos. "A Câmara Municipal já celebrou um protocolo com a MOBI.E que resultou na instalação de 2 pontos de carregamento na EB de Rio Caldo que já se encontram em funcionamento, e que contempla de igual modo a colocação de mais 2 pontos de carregamento no lugar de Paço, na freguesia de Souto, que brevemente estarão operacionais. A autarquia está a estudar a possibilidade de colocar um ponto de carregamento em Brufe.", adianta.
Comments