Terras de Bouro: Alunos de Arqueologia da Universidade do Minho em estágio na Geira Romana
- Fernanda Pinto Fernandes
- 10 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
10 de Julho, 2024
Na sequência do Protocolo de Colaboração entre a Câmara Municipal de Terras de Bouro e a Universidade do Minho, foram recebidos no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelo Presidente da Câmara Municipal, Manuel Tibo e pelo Vice-Presidente, Adelino Cunha, os primeiros estagiários da Unidade de Arqueologia que assim irão começar o seu trabalho muito em breve no território terrabourense.

O estágio, que decorre entre os dias 1 a 26 de julho na Geira Romana e que "vem na sequência dos trabalhos já realizados em julho de 2023" com o apoio da Câmara Municipal de Terras de Bouro, contará com a participação de 6 alunos e está também enquadrado no projeto INterregSudoe: CUlturMOnts S1/4.6/E0050: Valorização das Paisagens Culturais de montanha: recurso para o desenvolvimento territorial sustentável, projeto a que entretanto se candidatou a Universidade do Minho - com grande êxito - e de que a Câmara Municipal de Terras de Bouro é parceira. A candidatura a um PIPA (Projetos de Investigação Plurianual de Arqueologia), para que todos os trabalhos arqueológicos estejam devidamente enquadrados e autorizados pela tutela, é também parte integrante neste estágio.

"A sinergia e o apoio da Câmara Municipal de Terras de Bouro irão contemplar o alojamento para 9 pessoas, refeições e transporte de e para o campo, assim como a utilização das instalações do Núcleo Museológico de Campo do Gerês para trabalho de gabinete e depósito do material de prospeção", indica a autarquia.
"Esta mútua colaboração permitirá satisfazer, simultaneamente, os interesses de investigação e ensino da U. Minho e os interesses de proteção, conservação e valorização do património arqueológico de Terras de Bouro, numa perspetiva de qualificação e promoção do desenvolvimento do concelho", conclui.

Comments