Terras de Bouro acolheu apresentação do Projeto - Raia Seca Gerês-Xurés
- Fernanda Pinto Fernandes
- 19 de nov. de 2024
- 2 min de leitura
19 de Novembro, 2024
O Salão do Nobre dos Paços do Concelho foi o palco escolhido, a 15 de novembro, para a apresentação e formalização do Projeto - Raia Seca Gerês-Xurés. A abertura da sessão esteve a cabo do Presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Manuel Tibo, e do Deputado de Turismo da Deputación de Ourense e Presidente do INORDE, Rosendo Fernández.

Ambos os responsáveis frisaram a importância deste projeto que "visa ultrapassar obstáculos fronteiriços com uma abordagem de governança transformadora de multinível, tudo assente na partilha de um vasto património natural e cultural, bem como de um capital humano de elevado potencial", explica o Município de Terras de Bouro em nota enviada às redações. Neste sentido, a sua área de intervenção será o Norte de Portugal e a Galiza, sendo beneficiários: a Comunidade Intermunicipal do Cávado, a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso, a Diputación Provincial de Ourense e o INORDE – Instituto Ourensano de Desarrollo Económico, sendo que, tal intervenção significará um investimento total de 347.723,62 €.

O projeto Raia Seca Gerês-Xurés foi apresentado pela Coordenadora do projeto, Susana Silva, com intervenções alusivas também do Coordenador POCTEP - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Mário Guimarães, da Diretora da ZASNET, AECT, Ana Carvalho e do Secretário da Eurocidade Chaves-Verin, José Sousa. O Secretário Executivo da CIM do Cávado, Rafael Amorim procedeu ao encerramento dos trabalhos, frisando que, como parceira, a CIM Cávado irá implementar atividades focadas em governança participativa, aprendizagem inter-regional, dinâmicas transfronteiriças e comunicação.


"Este plano espera promover o turismo sustentável, valorizando o património natural e cultural da região, enquanto contribui para a dinamização económica e a qualidade de vida das comunidades locais. Com um enfoque na sustentabilidade e na valorização do território, o plano contribui para um futuro mais equilibrado, em que o turismo de natureza desempenha um papel central na promoção de um desenvolvimento partilhado e responsável entre Portugal e Espanha", salienta.


O projeto RAIA_SECA_GERES_XURES (RSGX) é financiado pelo Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP) e liderado pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, conta com as seguintes entidades parceiras: a Comunidade Intermunicipal do Cávado, a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso, a Diputación Provincial de Ourense e o Instituto Ourensano de Desarrollo Económico (INORDE).
Comments