top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Foto do escritorJorge Costa

Teatro Municipal Sá de Miranda em 2025 será transfronteiriço

21 de dezembro, 2024.

Viana do Castelo prepara um ano de 2025 vibrante no Teatro Municipal Sá de Miranda, com uma programação transfronteiriça que celebra a cultura do Eixo Atlântico. Mais de 50 propostas artísticas, entre teatro, música, dança e cinema, prometem envolver públicos de todas as idades.


Viana do Castelo prepara-se para um ano culturalmente rico em 2025, com o Teatro Municipal Sá de Miranda (TMSM) a assumir um papel central como palco transfronteiriço.


Grisantes: Teatro Municipal Sá de Miranda em 2025 será transfronteiriço
Foto ©João Grisantes: Teatro Municipal Sá de Miranda em 2025 será transfronteiriço

A parceria entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC) e o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana (TN-CDV) resultou numa programação diversificada e abrangente, que celebra a nomeação de Viana do Castelo como Capital da Cultura do Eixo Atlântico.


A apresentação da programação, liderada pelo Vereador Manuel Vitorino e pelo Diretor Artístico Ricardo Simões, revelou mais de 50 propostas artísticas, abrangendo teatro, música, dança e cinema, com um forte enfoque na participação de escolas e comunidades locais. O Ciclo de Concertos Atlânticos, integrado na programação da Capital da Cultura, dará o mote com 10 concertos, incluindo a atuação de Uxía Senlle com as Cantadeiras do Vale do Neiva já a 18 de janeiro.


A Companhia Residente do TMSM apresentará oito novas criações, entre as quais se destacam:

  • “Nada Mais Bonito”, com encenação de Tiago Fernandes (estreia a 11 de fevereiro);

  • “Chaimite, um possível musical”, de e com Fernando Gomes, com a participação especial de Augusto Canário, uma comédia que assinala os 50 anos do 25 de Abril (em cena de 27 de março a 13 de abril);

  • “A Menina Júlia”, de August Strindberg (estreia a 14 de novembro).



Para além destas produções, o projeto de Teatro Escolar apresentará cinco criações nas escolas do concelho.


A programação inclui ainda teatro para famílias, com sessões mensais aos sábados na Sala Experimental, com peças como “O Príncipe Feliz”, “Amadeos”, “Olha a Bruxa, Nicolau!” e “O Conto Japonês”. Destaque também para o espetáculo “Um Museu Vivo de Memórias Pequenas e Esquecidas”, de Joana Craveiro, em abril.


Outros eventos marcantes incluem os XXV Encontros de Cinema de Viana, o FITEI em Viana do Castelo, o 34º Festival de Jazz, a Escola de Verão para Atores Guillermo Heras, dedicada ao teatro de Pina Bausch, e concertos do festival de música eletrónica Neopop.


Ao longo do ano, a ARTEAM, a Academia de Música de Viana do Castelo, a Hinoportuna, a Tuna de Veteranos de Viana do Castelo e a ZEPAM também apresentarão os seus espetáculos. O ano encerra com a Cerimónia de Encerramento da Capital da Cultura do Eixo Atlântico e a Apresentação da Programação 2026.


Os bilhetes para a maioria dos espetáculos já estão disponíveis no site www.tmsm.pt, onde também se pode consultar a programação completa. Viana do Castelo convida todos a embarcar nesta viagem cultural transfronteiriça em 2025.

0 comentário

Comments


bottom of page