21 de dezembro, 2024.
Viana do Castelo prepara um ano de 2025 vibrante no Teatro Municipal Sá de Miranda, com uma programação transfronteiriça que celebra a cultura do Eixo Atlântico. Mais de 50 propostas artísticas, entre teatro, música, dança e cinema, prometem envolver públicos de todas as idades.
Viana do Castelo prepara-se para um ano culturalmente rico em 2025, com o Teatro Municipal Sá de Miranda (TMSM) a assumir um papel central como palco transfronteiriço.
A parceria entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC) e o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana (TN-CDV) resultou numa programação diversificada e abrangente, que celebra a nomeação de Viana do Castelo como Capital da Cultura do Eixo Atlântico.
A apresentação da programação, liderada pelo Vereador Manuel Vitorino e pelo Diretor Artístico Ricardo Simões, revelou mais de 50 propostas artísticas, abrangendo teatro, música, dança e cinema, com um forte enfoque na participação de escolas e comunidades locais. O Ciclo de Concertos Atlânticos, integrado na programação da Capital da Cultura, dará o mote com 10 concertos, incluindo a atuação de Uxía Senlle com as Cantadeiras do Vale do Neiva já a 18 de janeiro.
A Companhia Residente do TMSM apresentará oito novas criações, entre as quais se destacam:
“Nada Mais Bonito”, com encenação de Tiago Fernandes (estreia a 11 de fevereiro);
“Chaimite, um possível musical”, de e com Fernando Gomes, com a participação especial de Augusto Canário, uma comédia que assinala os 50 anos do 25 de Abril (em cena de 27 de março a 13 de abril);
“A Menina Júlia”, de August Strindberg (estreia a 14 de novembro).
Para além destas produções, o projeto de Teatro Escolar apresentará cinco criações nas escolas do concelho.
A programação inclui ainda teatro para famílias, com sessões mensais aos sábados na Sala Experimental, com peças como “O Príncipe Feliz”, “Amadeos”, “Olha a Bruxa, Nicolau!” e “O Conto Japonês”. Destaque também para o espetáculo “Um Museu Vivo de Memórias Pequenas e Esquecidas”, de Joana Craveiro, em abril.
Outros eventos marcantes incluem os XXV Encontros de Cinema de Viana, o FITEI em Viana do Castelo, o 34º Festival de Jazz, a Escola de Verão para Atores Guillermo Heras, dedicada ao teatro de Pina Bausch, e concertos do festival de música eletrónica Neopop.
Ao longo do ano, a ARTEAM, a Academia de Música de Viana do Castelo, a Hinoportuna, a Tuna de Veteranos de Viana do Castelo e a ZEPAM também apresentarão os seus espetáculos. O ano encerra com a Cerimónia de Encerramento da Capital da Cultura do Eixo Atlântico e a Apresentação da Programação 2026.
Os bilhetes para a maioria dos espetáculos já estão disponíveis no site www.tmsm.pt, onde também se pode consultar a programação completa. Viana do Castelo convida todos a embarcar nesta viagem cultural transfronteiriça em 2025.
Comments