O Solar do Alvarinho, em pleno centro histórico de Melgaço, vai ser inaugurado este sábado, dia 15 de julho, após profundas obras de reabilitação. O edifício seiscentista será inaugurado pelo Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, pelas 11h00.
As obras de reabilitação do Solar do Alvarinho representam um investimento na ordem dos 298.920,00 euros (tendo um financiamento do Turismo de Portugal, programa VALORIZAR, de aproximadamente 152 mil euros).
Dotar os vários espaços do edifício de maior flexibilidade de uso, criando uma sinergia entre os mesmos, para que a experiência dos visitantes seja o mais qualificada possível, e tornar o espaço acessível a todos foram os principais objetivos da intervenção. «Temos hoje um espaço moderno e adaptado às aspirações dos visitantes de hoje.», considera o Presidente da Câmara Municipal de Melgaço, Manoel Batista.
Denominado por “Edifício dos Três Arcos”, o espaço do Solar do Alvarinho foi construído inicialmente para os Paços do Concelho tendo, ao longo dos tempos, outros propósitos, desde tribunal da comarca, cadeia, delegação escolar, biblioteca e Junta de Freguesia da Vila. «Durante todas estas ocupações foram feitas algumas alterações e ampliações ao edifício, sendo a última alteração realizada na altura da sua adaptação para funcionar com o propósito que hoje tem, designadamente em 1997. Portanto, falamos de intervenções que aconteceram há já muito tempo. O Solar precisava mesmo de um upgrade para se afirmar e se adaptar: quer às necessidades dos visitantes, quer ao número de produtores – que cresceu imenso nos últimos anos e ao número de vinhos. Uma exigência do território e da sua economia que se impunha.», sustenta Manoel Batista.
A reabilitação enquadrou-se na candidatura “Vinho Alvarinho na Rota do Turismo” e no âmbito do programa “Valorizar” do Turismo de Portugal, concretamente da Linha de Apoio à Sustentabilidade.
Inaugurado em 1997, este espaço surgiu para suprir a necessidade de um local que promovesse e divulgasse o famoso vinho Alvarinho. No entanto, o espaço oferece hoje uma experiência mais alargada. Para além do alvarinho, aqui é também possível conhecer outros produtos típicos, com o intuito de aproximar o visitante das raízes tradicionais e culturais das gentes de Melgaço, como peças de artesanato (bordados, rendas e linhos) e gastronomia, o presunto, enchidos, queijos, broa e mel.
De acordo com dados da Loja Interativa de Turismo de Melgaço, o Solar do Alvarinho é o espaço mais visitado do concelho: neste primeiro semestre do ano teve já 5155 visitas.
Comments