top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Foto do escritorFernanda Pinto Fernandes

Semana do Atlântico em Viana do Castelo, de 20 a 22 de outubro, espera 200 embarcações

Viana do Castelo prepara-se para mais um grande evento desportivo, de 20 a 22 de outubro, com a Semana do Atlântico, que integra o IX Troféu Cidade de Viana do Castelo e o Meeting Internacional de Optimist. A organização espera 200 atletas e respetivas embarcações, estando já inscritos participantes de todo o país, incluindo as ilhas (Madeira e Açores), assim como atletas de Espanha, Polónia e da Suécia. As inscrições ainda estão a decorrer.




homens sentados a uma mesa com um troféu em cima

A organização está a cabo da Federação Portuguesa de Vela e Clube de Vela de

Viana do Castelo, com o apoio da Associação Regional de Vela do Norte, APCIO –

Associação Portuguesa de Classe Internacional Optimist e da Câmara Municipal de

Viana do Castelo. A prova é disputada em conjunto com o Meeting Internacional Cidade de Vigo, organizado pelo Real Club Náutico de Vigo, com o apoio e colaboração da Real

Federación Española de Vela, Federación Gallega de Vela e Asociaciones Española e

Gallega da Classe Optimist, pontuando ambas para o Troféu Semana do Atlântico de

Optimist - Viana do Castelo / Vigo. O Meeting Internacional Cidade de Vigo terá lugar dias 28 a 31 de outubro.


A conferência de imprensa de apresentação do evento decorreu esta sexta-feira, no Centro de Mar de Viana do Castelo, instalado no Navio Gil Eannes, na qual o Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Ricardo Rego, assegurou que o Real Club Náutico de Vigo e a Real Federación Gallega de Vela têm sido “parceiros inequívocos na promoção da Semana do Atlântico e amigos de Viana do Castelo na vela”, frisando que esta nona edição fica marcada “por uma amizade profunda entre dois clubes e duas cidades”. O vereador vaticinou que “este evento já está patente há nove anos, e que vai perdurar durante 90, de certeza absoluta.”

homens sentados a uma mesa em conferência, com um cartão de mascote ao lado
Manuel Villaverde Fernández; António Cruz; Ricardo Rego; José Estévez; Mário Pena; Capitão-de-Fragata Rui Miguel Serrano da Paz

Ricardo Rego considerou que “esta Semana do Atlântico é, para mim, das semanas mais belas, enchendo o rio e o mar de embarcações, de colorido e da coragem destes jovens atletas.”


“Em 2013, o Município entendeu implementar um projeto vocacionado para as náuticas, com impacto nas escolas, mas que tinha também uma vertente da dinamização das atividades náuticas, neste caso, da vela, associado a um conjunto de eventos que potenciassem a modalidade e que criassem mais atletas homens e mulheres, e que aproveitasse as potencialidades do mar e do rio”, contextualizou o vereador, rematando que “logo no ano a seguir, 2014, iniciou a Semana do Atlântico, um projeto de sucesso, bem sedimentado e tem tendência para continuar”, reforçou.


O Vereador do Desporto anunciou ainda que, em junho ou julho de 2024, Viana do Castelo será palco do Campeonato do Mundo de Laser.


O representante do Clube de Vela de Viana do Castelo, António Cruz, afirmou que este “é um evento diferente porque se realiza em dois países em simultâneo” e que espera a participação de duas centenas de embarcações e respetivos velejadores. “Na classe Optimist, a Semana do Atlântico é, de longe, a maior regata do país”, garantiu.


O Presidente do Real Club Náutico de Vigo, José Antonio Portela Estévez, indicou que, para o clube galego, “a regata que fazemos com Viana é dos mais importantes eventos desportivos”, até porque “os meninos da Optimist são o futuro da vela”. “O Náutico de Vigo sente-se aqui em Viana tão em casa como se sente em Vigo”, declarou.


Já o Presidente da Real Federación Gallega de Vela, Manuel Villaverde Fernández, assegurou que esta é uma regata “que já tem raízes, mas que quer continuar a fazer crescer essas raízes, unindo atletas portugueses e galegos”.


A IX Semana do Atlântico prevê três regatas por dia, sendo que a hora de saída está dependente das condições meteorológicas, nomeadamente dos ventos. Participam nestas provas atletas com idades compreendidas entre os 6 e os 15 anos.

troféu em metal e vidro representando um velejador


0 comentário

تعليقات


bottom of page