top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Foto do escritorFernanda Pinto Fernandes

"Rua a Brincar" volta a dinamizar semanalmente sessões de brincadeira livre em Viana do Castelo


O projeto que incentiva a brincadeira nas ruas da cidade de Viana do Castelo volta a promover todas as semanas sessões de brincadeira ao ar livre em quatro espaços, assim como o já habitual Playday Família que se realiza no último domingo de cada mês.

A partir deste mês de setembro, a iniciativa Rua a Brincar está de volta para dinamizar semanalmente sessões de brincadeira livre em diversos espaços da cidade.


Assim, o Município de Viana do Castelo convida todas as crianças a participarem, sempre de forma gratuita, de segunda a quinta-feira, nestas sessões que se realizam entre as 17h00 e as 19h00 nos seguintes locais: segundas-feiras, Abelheira - Rua Leandro Quintas Neves; terças-feiras, Cabedelo - Rua de Nossa Srª das Areias; quartas-feiras, Monserrate - Largo Luís Filipe; e quintas-feiras, Darque - Rua Cidade Nova.

Já o Playday Família acontece no Jardim da Marina, entre as 10h00 e as 13h00, no último domingo de cada mês, numa iniciativa para miúdos e graúdos.


A Câmara Municipal tem sido, desde a primeira hora, parceira no projeto “Rua a Brincar”, uma iniciativa de sensibilização e ação para que as crianças voltem a brincar livremente e em segurança na rua.


O “Rua a Brincar” iniciou a 14 de junho de 2021 como projeto-piloto em dois locais de Viana do Castelo: na Abelheira às segundas-feiras e em Monserrate às quartas-feiras. Foram realizadas 12 sessões, abrangendo 192 crianças. O projeto-piloto terminou a 21 de julho e, "devido ao feedback positivo, deu-se continuidade em agosto e setembro do mesmo ano ao projeto.", refere o Municíopio vianense.


"Após os três meses de implementação da iniciativa tornou-se evidente o impacto positivo que a brincadeira livre tem nas crianças e o quão importante é ser-lhes permitido e possibilitado tal atividade fora de quatro paredes.", consideram. Desde então, "decidiu-se a a continuidade deste projeto em 2022, promovendo assim hábitos de vida saudáveis durante todo o ano, faça sol ou faça chuva."



0 comentário

Comments


bottom of page