top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Foto do escritorFernanda Pinto Fernandes

Rota do Alvarinho de Monção & Melgaço com imagem renovada e forte presença online

6 de Junho, 2024

A Rota do Alvarinho de Monção & Melgaço, criada para divulgar a tradição vitivinícola dos dois concelhos e dinamizar o enoturismo, constitui um pretexto para saborear os vinhos deste território e visitar os aderentes. Cumprindo com este propósito, este projeto singular tem agora uma imagem renovada e forte presença online.



Rota do Alvarinho de Monção e Melgaço

O QUE ESPERAR DA ROTA DO ALVARINHO DE MONÇÃO & MELGAÇO?


Adegas, restaurantes, unidades de alojamento, comércios, museus e empresas de animação turística unem-se para oferecer múltiplas atividades e itinerários, proporcionando experiências únicas e memoráveis num destino de excelência.


Visitas às adegas: descubra os segredos da produção do alvarinho e desfrute de experiências exclusivas.

Gastronomia típica: delicie-se com a gastronomia local, harmonizada com os melhores vinhos da região.

Atividades de enoturismo: participe em workshops, provas de vinhos, passeios pelas vinhas e muitas outras ações.

Unidades de alojamento: relaxe e desfrute da hospitalidade das gentes deste território, em redor da natureza.

Comércios: explore os produtos locais e leve consigo lembranças da região.

Espaços culturais: explore a história, cultura e tradições da sub-região de Monção & Melgaço.

Empresas de animação turística: desfrute de experiências ímpares e personalizadas.


UMA VIAGEM ENRIQUECEDORA E MEMORÁVEL PARA OS AMANTES DO ENOTURISMO


"A sub-região de Monção & Melgaço distingue-se, claramente, como o local de origem e de excelência do vinho alvarinho. Nascido num terroir único no mundo. Proveniente de uma casta singular. Fruto de uma produção muito limitada e, por isso, exclusiva. Criado por homens que amam o culto da vinha e a excelência do vinho. Assim é o alvarinho de Monção & Melgaço. Equilibrado, ímpar e original!", refere o Município de Melgaço em comunicado de imprensa.


Ao percorrer as sinuosas estradas que emergem na paisagem, podemos apreciar as vinhas desta casta, plantadas em magníficos anfiteatros, a meia encosta, num microclima único, protegido pelas montanhas de Portugal e Espanha.


CASA MÃE DA ROTA DO ALVARINHO DE MONÇÃO & MELGAÇO


O Solar do Alvarinho, conhecido como a Casa Mãe da Rota do Alvarinho de Monção & Melgaço, é o ponto de informação enoturístico em Melgaço, assumindo-se como o local privilegiado para canalizar as visitas para os aderentes e outros pontos de interesse, como centros de artesanato, produtos locais, património edificado ou atividades e experiências no território.

Solar do Alvarinho

O edifício seiscentista que alberga o Solar do Alvarinho, também conhecido como "edifício dos três arcos", está inserido mesmo no coração do centro histórico da Vila de Melgaço. Foi inaugurado em 1997, com o propósito de colmatar a necessidade de um local que promovesse e divulgasse o famoso vinho alvarinho. Para além de servir como montra de promoção e exposição do vinho alvarinho, o Solar dispõe de informação diversa sobre o vinho e a região, bem como elementos relativos aos diferentes produtores, promove provas de vinhos, artesanato e vende vinho alvarinho e outros produtos típicos locais. Organiza ainda “Alvarinhos de Honra” para grupos.

servindo copo de vinho para acompanhar tapas

Recorde-se que, recentemente, foi alvo de profundas obras de reabilitação, com o objetivo de dotar os vários espaços do edifício de maior flexibilidade de uso, criando uma sinergia entre os mesmos, para que a experiência dos visitantes fosse o mais qualificada possível, tornando também o espaço acessível a todos. O investimento foi na ordem dos 298.920,00 EUR (financiamento do Turismo de Portugal, programa VALORIZAR, de aproximadamente 152 mil euros) e o processo de reabilitação enquadrou-se na candidatura “Vinho Alvarinho na Rota do Turismo” e no âmbito do programa “Valorizar” do Turismo de Portugal, concretamente da Linha de Apoio à Sustentabilidade.

 

 

DIA 7 DE JUNHO: DIA DE MONÇÃO & MELGAÇO, "A ORIGEM DO ALVARINHO"


A data foi simbolicamente fixada aquando da publicação da Portaria n.º 152/2015, que consagra o Acordo no Regulamento do Vinho Verde. Nesta altura, ficou definido que a menção à casta alvarinho poderia ser usada na rotulagem em toda a região dos vinhos verdes e não apenas em Monção e Melgaço. Em 2021, o acordo adquiriu plenos efeitos e a região passou a utilizar a designação “Vinho Verde Alvarinho”, enquanto os da sub-região de Monção & Melgaço passaram a ostentar um selo diferenciador.


"O dia 7 de junho assinala, assim, a conquista dos produtores que viram reconhecida, através da atribuição de uma marca e de um selo, a exclusividade, a autenticidade, a origem, e a qualidade dos vinhos produzidos em Monção e Melgaço, certificando que a sub-região está na origem da casta alvarinho que, no nosso território, assume características únicas", frisa.

produtor com cacho de uvas brancas nas mãos

«Continuámos na luta pelo debate da criação de uma DO (Denominação de Origem) própria. O reconhecimento, nacional e internacional dos alvarinhos da nossa sub-região são a prova de que esta deve ser reconhecida como e por tal. Falámos da região dos vinhos verdes com mais dinamismo, maior afirmação e diferenciação, que puxa pelo preço dos vinhos verdes e da região. Não há nenhuma outra que tenha, neste momento, valor acrescentado como a sub-região de Monção & Melgaço. Estamos no caminho certo e, com a união de todos, esta será uma região vencedora em relação a este objetivo concreto.», acredita Manoel Batista, Presidente da Câmara Municipal de Melgaço, citado em comunicado.


Conheça melhor o projeto em: www.rotadoalvarinho.pt e nas redes sociais ( facebook e instagram).



0 comentário

Comentários


bottom of page