12 de março, 2025.
Ponte de Lima celebra 900 anos com a Rota das Camélias, um percurso gratuito por sete jardins emblemáticos, nos dias 15 e 16 de março, integrado na Feira de Ambiente e Ambientes.

No âmbito das comemorações dos 900 anos de Ponte de Lima, o próximo fim de semana, 15 e 16 de março, será marcado pela beleza e história da Rota das Camélias. Este evento, integrado no programa da Feira de Ambiente e Ambientes, que decorre de 14 a 16 de março no pavilhão de Feiras e Exposições, convida residentes e visitantes a explorar o património natural e edificado da vila através da emblemática camélia japónica.
A Rota das Camélias oferece um roteiro por sete espaços públicos de Ponte de Lima, cuidadosamente selecionados pela sua beleza e importância histórica. Os participantes terão a oportunidade de passear e admirar a elegância das camélias em locais como o Jardim Dr. António Magalhães, o Paço do Marquês e o Jardim Temático do Arnado, entre outros. A lista completa dos jardins a visitar inclui ainda o Jardim Dr. Adelino Sampaio, o Jardim Sebastião Sanhudo, o Jardim dos Terceiros e a Villa Moraes, cada um com a sua particularidade e encanto.

As camélias, com a sua origem exótica, foram trazidas para Portugal por navegadores e mercadores que estabeleceram rotas comerciais com a China e o Japão. Em Ponte de Lima, estas flores encontraram um lar especialmente acolhedor, adornando não só os espaços públicos, mas também muitas casas particulares, em particular as brasonadas, algumas com exemplares com mais de duzentos anos, testemunho da longa história da vila.
A participação na Rota das Camélias é totalmente gratuita, tornando este evento acessível a todos os interessados em desfrutar da beleza natural e do património de Ponte de Lima. As inscrições estão abertas até ao dia 14 de março e podem ser efetuadas através do email lojaturismo@-pontedelima.pt.
Comments