1 de Novembro, 2024
O edifício da Junta de Freguesia de Cristelo acolheu esta quarta-feira a última reunião descentralizada do Executivo Municipal de Caminha. Numa altura em que decorrem importantes obras no território da União de Freguesias de Moledo e Cristelo, o encontro foi uma oportunidade de fazer balanços, muito positivos por sinal, deu nota a autarquia.
O Presidente da Câmara Municipal, Rui Lages, anunciou o lançamento de mais uma obra bastante desejada, a pavimentação de um troço da Rua de Paracoba, adjudicado precisamente na véspera da reunião, por cerca de 20 mil euros. Uma intervenção que vem juntar-se a várias outras, já finalizadas e em desenvolvimento, que somam um investimento direto superior aos 400 mil euros. Das obras em curso, a autarquia destaca a requalificação do Parque Infantil (cerca de 25 mil euros), junto à praia de Moledo, e da intervenção no edifício da antiga escola primária de Cristelo (cerca de 200 mil euros), que dará lugar a duas habitações.
Rui Lages destacou o trabalho da Junta de Freguesia, dirigida por Joaquim Guardão, focando essencialmente dois projetos, um deles relacionado a biodiversidade e com a preservação e defesa da camarinha, considerada “um tesouro” da natureza, próprio de algumas zonas do litoral e em risco. O Presidente elogiou também o forte investimento na Educação, recordando que quando o autarca chegou à Junta, a escola primária estava em risco de encerrar, mas o trabalho da autarquia permitiu inverter esse trajeto. Com a requalificação do edificado e outras iniciativas, a escola manteve-se e ganhou até novo fôlego, aumentando as salas, oferecendo um parque infantil de elevada qualidade e assim contribuindo para fixar jovens e famílias.
"De facto, a Escola EB1 de Moledo, a mesma escola que enfrentava a sentença de encerramento, tem hoje em funcionamento quatro salas de aula, devidamente apetrechadas com quadros interativos e com um requalificado espaço de recreio para os alunos", salienta.
O Presidente da Câmara sublinhou também o papel determinante das festas e romarias, com grande vitalidade em Moledo e Cristelo. Contribuem, como referiu, para a preservação da identidade das comunidades, e isso deve-se às gentes locais, e ao seu trabalho de grande valor para a cultura e para o território.
Joaquim Guardão interveio no início da reunião, recordando o trabalho conjunto com a Câmara Municipal, ao longo dos últimos 11 anos, para solucionar alguns problemas, com a finalidade de contribuir para uma salutar vivência da freguesia. Elencou, entre outros, alguns aspetos, como a ampliação do topo sul do Paredão de Moledo, incluindo a execução de um wc; execução da ecovia do Atlântico entre Moledo e Vila Praia de Âncora; colocação de novo pavimento em madeira no Auditório António Pedro; ampliação da rede iluminação pública e substituição das luminárias por iluminação LED; repavimentação da Avenida de Santana desde a curva da Meia Légua até à rotunda; demolição da pala e requalificação do espaço de estacionamento do Paredão em Moledo; retificação e pavimentação da Rua de Paracoba; execução das redes de saneamento nas ruas do Rovial, Fêlo, Água de Infrói, Reças e Paracoba; execução da rede de água domiciliária na Rua do Rovial, que não existia e era há muito revindicada; conclusão do topo Norte da Ecovia do Camarido; limpeza e consolidação de alguns caminhos do monte para prevenção de incêndios, incluindo a plantação de árvores autóctones; aquisição de uma nova viatura de nove lugares para o transporte escolar; substituição do equipamento da piscina que se encontrava obsoleto por outro a sal, evitando a utilização de cloro e menos despesas com a sua manutenção; limpeza do areal da praia e zonas adjacentes; desmatação da orla marítima na zona sul da praia de Moledo; limpeza, conservação e melhoria dos três cemitérios; limpeza diária de caminhos, bermas, valetas e espaços públicos; reforço da freguesia com mais contentores de lixo, mais ecopontos e recentemente com contentores para depósito de verdes; reposição de condições no caso dos estragos causados pela intempérie do dia 1 de janeiro de 2023, nomeadamente na zona de Cristelo onde foram realizadas as repavimentações de diversos arruamentos, reposição de muros de suporte que caíram e que confinavam com a via pública e, ultimamente a Travessa das Preces onde, além do muro de suporte à rua, foi reposta a base do arruamento e repavimentação do mesmo.
“A parceria entre o Município e a Junta tem sido o culminar para que Moledo e Cristelo continuem a ter a particularidade dum local aprazível, procurado por portugueses e estrangeiros para passarem aqui as suas férias, fixarem aqui a sua residência, mas também adquirirem aqui a sua segunda habitação”, referiu ainda o autarca.
Joaquim Guardão considerou, porém, que há ainda muito trabalho a realizar e elencou algumas obras que considerou estruturantes para o desenvolvimento da freguesia e do concelho. Aludiu também ao papel dos protocolos estabelecidos com a Câmara que, disse, permitiram ainda a criação de postos de trabalho diretos e indiretos, “contribuindo, desta forma, para o crescimento e engrandecimento das famílias e equilíbrio das instituições, refiro, por exemplo, que os alunos da EB 1 do Cruzeiro, vão durante o ano escolar almoçar ao Centro Social e Paroquial de Moledo, sendo certo que, muitos desses mesmos alunos depois do horário escolar ali frequentem o OTL”.
O autarca terminou a sua intervenção com um agradecimento ao Executivo Municipal, aos funcionários do Município, aos funcionários e colaboradores da Junta de Freguesia, à Guarda Nacional Republicana, à Capitania do Porto de Caminha e Polícia Marítima, sapadores municipais, às associações humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Caminha e Vila Praia de Âncora, às Instituições, às coletividades e também aos fregueses e anónimos, que “ao longo destes anos têm colaborado com esta Junta dando-nos nota da existência de alguns problemas, sendo certo, que muitos deles têm participado de bom grado na sua resolução”.
Comments