Reciclagem no Minho cresceu 4% em 2021
- Fernanda Pinto Fernandes
- 26 de jan. de 2022
- 2 min de leitura

RESULIMA, responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos nos 6 municípios do Vale do Lima e Baixo Cávado, registou no ano de 2021, um aumento na recolha seletiva de 4% face ao ano de 2020.
Em comunicado, a empresa de tratamento e valorização de resíduos justifica o crescimento da recolha seletiva como "resultado de um conjunto significativo de investimentos que têm vindo a ser feitos nos últimos anos, que se têm traduzido numa participação efetiva e crescente dos cidadãos nos hábitos de reciclar."
A Resulima dispõe de uma vasta rede de ecopontos distribuídos pelos municípios de Arcos de Valdevez, Barcelos, Esposende, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo, nos quais são depositados os resíduos valorizáveis. A estes equipamentos, acresce ainda o serviço gratuito de recolha de resíduos valorizáveis disponível em todos os municípios junto do pequeno comércio e serviços.
De acordo com a empresa, no ano de 2021, a recolha seletiva registou um aumento de 4% no que se refere ao papel/cartão, 7% no que se refere ao plástico/metal e de 2% no que se refere ao vidro. Analisados os dados referentes ao ano de 2021, "pode-se afirmar que, na generalidade, a reciclagem tem evoluído positivamente e que a mesma poderá continuar a evoluir com o contributo de todos os munícipes.", incentivam.
Sobre a RESULIMA
A Resulima é responsável por assegurar o tratamento e valorização de resíduos, da forma ambientalmente mais correta e economicamente sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do ambiente nos municípios de Arcos de Valdevez, Barcelos, Esposende, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo. A Resulima serve cerca de 309,5 mil habitantes, numa área geográfica de 1.743 km2.
Comments