A Valorminho, responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos nos seis municípios do Vale do Minho (Caminha, Paredes de Coura, Melgaço, Monção, Valença e Vila Nova de Cerveira), registou um forte aumento na recolha seletiva de embalagens (de plástico, metal, papel, cartão e vidro), crescimento este de 9% face a 2021, traduzindo-se na recolha de mais de 4.552 toneladas de plástico/metal, papel/cartão e vidro.
Em comunicado, a empresa indica que "A maior participação por parte dos cidadãos e o investimento, ao longo dos últimos anos, na renovação das instalações e das viaturas, no reforço da contentorização, bem como na comunicação e educação ambiental, tem permitido à Valorminho aumentar a quantidade de material enviado para reciclar".
A Valorminho destaca ainda que nos municípios de Caminha, Paredes de Coura, Melgaço, Monção, Valença e Vila Nova de Cerveira, "foi feito um investimento para o reforço no número de contentores disponíveis à população, bem como de viaturas e outros equipamentos (auto compactadores e caixas de 20-30 m3)". Trata-se de um investimento integrado na candidatura financiada pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR).
A empresa salienta a continuidade destes investimentos, "prevendo-se renovar, em 2023, cerca de 29% dos contentores disponíveis na via pública", adianta.
"Analisados estes esforços e o crescimento na recolha seletiva de embalagens, podemos afirmar que a reciclagem tem evoluído positivamente, e a Valorminho agradece o empenho dos municípios e de todos os cidadãos", remata.
Sobre a Valorminho
A Valorminho é responsável por assegurar o tratamento e valorização de resíduos, da forma ambientalmente mais correta e economicamente sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do ambiente nos municípios de Caminha, Paredes de Coura, Melgaço, Monção, Valença e Vila Nova de Cerveira. A Valorminho serve cerca de 75 mil habitantes, numa área geográfica de 950 km2.
Comments