Quinta Pedagógica de Braga organiza III Feira dos Artesãos
- Fernanda Pinto Fernandes
- 30 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
30 de Agosto, 2024
A Quinta Pedagógica de Braga será palco da terceira edição da Feira dos Artesãos, um evento que visa promover a partilha de saberes através de oficinas criativas conduzidas por diversos artesãos de várias áreas temáticas. Este evento que terá lugar próximo dia 14 de setembro, entre as 14h00 e as 19h00.

A Feira dos Artesãos "reforça o compromisso da Quinta Pedagógica em valorizar os recursos endógenos da região, promover a agricultura sustentável e preservar as tradições rurais."
A Feira contará com a presença de artesãos especializados em diferentes ofícios, como o trabalho em madeira, ferro, olaria, instrumentos musicais, cestaria, marcenaria, e esculturas em materiais diversos, incluindo as peças de “Viana Cabral”. Serão também apresentados sabonetes e velas artesanais, bordados, crochê e artes de reutilização de materiais. Este ano, o evento terá a participação especial da Ludoteca com Jogos de Tabuleiro e dos Passarinhos de Portugal, vindos de Lisboa.
Além das oficinas e exposições artesanais, o certame inclui atividades interativas como uma desfolhada minhota para as crianças e um workshop de pão à moda antiga. Estas atividades recriarão o ciclo tradicional do pão, desde a colheita até à cozedura da broa de mistura num forno a lenha, permitindo aos participantes provar o resultado final.
Esta iniciativa encerra o programa de Verão da Quinta Pedagógica, intitulado “Artes de Verão na Quinta”, que decorreu nos meses de julho, agosto e aetembro. A entrada é gratuita e o evento é destinado a famílias, proporcionando uma oportunidade única de contacto direto com artesãos, participação em processos criativos e reviver tradições rurais.
O vereador da Câmara Municipal de Braga Altino Bessa destaca que esta será uma “excelente oportunidade para estar em contacto directo com artesãos, conhecer diversas formas de arte, participar em processos criativos e reviver duas das mais antigas tradições rurais, como é o caso da desfolhada minhota e da cozedura da broa tradicional em forno a lenha. Estou convicto que será uma iniciativa pedagógica e lúdica muito enriquecedora para o público que nos possa visitar”, refere o responsável.
Comments