O município de Vila Nova de Cerveira, devido ao contexto pandémico que atravessamos, irá promover a Queima de Judas em edição digital.
A Queima de Judas de Vila Nova de Cerveira, realizada anualmente a partir das participações e contributos da comunidade, recupera o ritual pagão da morte do ano velho e da chegada da Primavera. Numa representação de pendor judaico-cristão, condena-se Judas, o traidor, e festeja-se a ressurreição de Jesus Cristo, no sábado que antecede a Páscoa. É uma tradição que se inclui nas diversas festividades primaveris de renovação de ciclo, de transição do velho para o novo, da morte para o renascimento. Expurgam-se os males do passado e procura-se a purificação pelo fogo.
A realização do filme original “Judas, Judas, Judas” contou com a participação do grupo de teatro de amadores “Outra Cena”, o grupo “Bombos S. Tiago Sopo”, o Coral Polifónico de Vila Nova de Cerveira e muitos outros participantes em nome individual.
A transmissão do filme será online, no próximo dia 3 de abril (sábado), às 23h30. Para ver “Judas, Judas, Judas”, basta aceder à página de Facebook do Município de Vila Nova de Cerveira (www.facebook.com/municipiovilanovadecerveira ), ou ao site da autarquia (www.cm-vncerveira.pt/ ). Simultaneamente, o filme será transmitido na página de facebook das Comédias do Minho, estrutura que assume anualmente a produção da Queima de Judas.
Este filme é um poema visual e sonoro que parte dos sons e imagens de Cerveira para abordar, simbólica e subtilmente, as metáforas em torno da Queima de Judas. Com realização de Carlos Lobo e direção artística da Ondamarela, o filme explora uma relação intensa com a paisagem de Cerveira, onde o território surge como o elo entre artistas, comunidades e público. Este projeto foi desenhado para permitir posteriores apresentações em forma de instalação artística.
Comments