top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Foto do escritorFernanda Pinto Fernandes

Prémio Sakharov 2022 vai para o corajoso povo da Ucrânia

Os eurodeputados distinguiram na tarde desta quarta-feira, 19 de outubro, o corajoso povo da Ucrânia, representado pelo seu presidente, Volodymyr Zelensky, líderes eleitos e sociedade civil, com o Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento. A entrega do Prémio Sakharov vai decorrer no dia 14 de dezembro em Estrasburgo.



A presidente do Parlamento Europeu Roberta Metsola anunciou os laureados na sessão plenária de Estrasburgo, na tarde de quarta-feira, na sequência de uma decisão da Conferência de Presidentes do Parlamento (a presidente e os líderes dos grupos políticos).


“O prémio é para os Ucranianos que lutam no terreno. Para aqueles que foram forçados a fugir. Para aqueles que perderam familiares e amigos. Para todos aqueles que se erguem e lutam por aquilo em que acreditam. Sei que o corajoso povo da Ucrânia não vai desistir e nós também não” - Roberta Metsola, Presidente do Parlamento Europeu

A guerra de agressão não provocada da Rússia contra a Ucrânia está a infligir enormes custos ao povo ucraniano, que não só está a lutar para proteger as suas casas, a soberania, a independência e a integridade territorial. O povo ucraniano também está a lutar para defender a liberdade, democracia, o Estado de direito e os valores europeus nos campos de batalha “contra o regime brutal que procura minar a nossa democracia, enfraquecer e dividir a nossa União”, afirmam os eurodeputados.


A nomeação destaca os esforços do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky em conjunto com os papéis desempenhados por outros indivíduos, representantes de iniciativas da sociedade civil e instituições estatais e públicas. São disto exemplo: os Serviços de Emergência do Estado (SES) da Ucrânia; Yulia Pajevska, fundadora da unidade médica de evacuação "Anjos de Taira" ("Angels of Taira”); Oleksandra Matviychuk, ativista e advogada para os direitos humanos; o Movimento de Resistência Civil da Fita Amarela (“The Yellow Ribbon Civil Resistance Movement”); e, Ivan Fedorov, o presidente da câmara da cidade de Melitopol, que atualmente se encontra ocupada pelas forças russas.




Prémio Sakharov

O Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento é atribuído todos os anos pelo Parlamento Europeu. Foi criado em 1988 para reconhecer pessoas e organizações que defendem os direitos humanos e as liberdades fundamentais. O galardão deve o seu nome ao físico e dissidente político soviético Andrei Sakharov e o vencedor recebe como prémio 50 000 euros. No ano passado, o prémio foi concedido ao líder da oposição russa, Alexei Navalny, pela luta contra a corrupção e os abusos dos direitos humanos cometidos pelo Kremlin.




0 comentário

Bình luận


bottom of page