O projeto “SOL – Surf, Ondas e Liberdade” é desenvolvido pelo SurfClube de Viana em parceria a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viana do Castelo e apoiado pelo Prémio Capacitar 2021 do BPI e Fundação "la Caixa".
O objetivo é a capacitação de pessoas portadoras de deficiência intelectual e física, através da prática desportiva e de exercício físico regulares na natureza através do surf, estimular as competências sensoriais e motoras, aumentar os seus índices de atividade física e sensorial, as suas relações interpessoais e a sua integração na sociedade.
Esta capacitação de pessoas com deficiência tem uma abrangência distrital. A APPACDM de Viana do Castelo, que tem quatro unidades situadas em Viana do Castelo e delegações em Melgaço, em Monção, em Ponte da Barca, em Ponte de Lima e em Valença, com esta parceria possibilita que todos os seus utentes que queiram, independentemente da sua deficiência, possam experimentar surf.
Para o Diretor Pedagógico na APPACDM de Viana do Castelo, Pedro Fornelos, os ganhos imediatos aparentes são inúmeros: “muita felicidade, muitos sorrisos, muito prazer, superação de medos, ganhos de autonomia. Experienciar um primeiro contacto com o fato de neoprene, com a água.”, revela.
Segundo Marco Areias, coordenador do SOL, este projeto, também ao ser implementado num panorama de confinamento e de restrições de mobilidade provocado pela pandemia, amplia a sua diferença pela positiva.
O SOL iniciou-se em setembro de 2021 e tem a duração de um ano. Registou 31 sessões nas quais participaram 87 utentes da APPACDM.
A 12ª edição do Prémio Capacitar lançada pelo BPI e pela a Fundação "la Caixa” apoia projetos que promovam a autonomia pessoal e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, transtorno mental ou outras doenças, assim como as necessidades da sua envolvente familiar.
Comments