top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Foto do escritorFernanda Pinto Fernandes

Projeto do Politécnico de Viana do Castelo vai ser apresentado na Web Summit

IWaP Sports é uma aplicação na área do desporto, da saúde e do lifestyle, que permite aos utilizadores definirem o seu perfil com o objetivo de poderem encontrar e conectarem-se a parceiros de atividade física, em qualquer modalidade, em qualquer área e a qualquer momento. A aplicação foi desenvolvida por dois antigos alunos do Politécnico de Viana do Castelo e vai ser apresentada na edição deste ano da Web Summit, que irá decorrer em Lisboa, de 13 a 16 de novembro.




dois jovens adultos de braços cruzados olhando em frente

A aplicação, disponível para Android e IOS, foi desenvolvida por Marcelo Fernandes, de 32 anos, e Leandro Mota, de 33, antigos alunos do Politécnico de Viana do Castelo e hoje docentes na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC (ESTG-IPVC).

De forma simples, a IWaP Sports é uma aplicação que permite ao utilizador encontrar pessoas com os mesmos gostos desportivos. “O utilizador define o seu perfil e conecta-se a parceiros de atividade física, em qualquer modalidade, em qualquer área e a qualquer momento”, começa por descrever Marcelo Fernandes, citado em nota do IPVC. Por meio de algoritmos de correlação dos dados disponibilizados, será feito “match”. Com esta aplicação, pretendem “combater a falta de exercício físico e o sedentarismo associado, democratizar os espaços de treino, promover a coesão e as relações sociais entre os utilizadores”, descreve Marcelo Fernandes.

Marcelo e Leandro passam parte do dia mergulhados entre computadores e programação e sentiram, eles próprios, necessidade de criar uma aplicação que os ajudasse a encontrar quem pudesse partilhar os mesmos gostos desportivos que eles. “Temos vidas muito sedentárias e acabamos por nos desligar muitas vezes do mundo real e é difícil encontrarmos pessoas com os mesmos gostos que nós a nível desportivo. E acabamos por desistir ou por desmotivar. No entanto, se tivermos alguém que nos incentive, será certamente mais fácil”, acrescenta Leandro Mota.

Através da start-up Wolf Smart Industries, fundada por Marcelo e Leandro, a IWaP Sports, que conta, ainda, com a colaboração Henrique Medeiras, vai agora chegar ao palco de um dos maiores eventos de tecnologia do mundo. E Marcelo tem já bem definidos quais os objetivos que vão levar na bagagem até à Web Summit, entre os dias 13 e 16 de novembro: expor e apresentar a aplicação, angariar investimento e cativar utilizadores para a IWaP Sports, que define com ser “perfeita para as necessidades dos nómadas digitais.”

DOCENTES NÃO QUEREM CONFUSÕES… IWaP SPORTS NÃO É O TINDER DO DESPORTO


Sob o mote “I want a partner”, Leandro Mota dá conta que a aplicação criada pelos três sócios “não é o Tinder do deporto”, embora, reconheça, existem algumas semelhanças, porque a IWap Sports conecta pessoas reais, em contextos reais, com gostos similares.

Docentes na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, Marcelo e Leandro vão testar a aceitação da aplicação juntos dos estudantes, especialmente os que acabaram de chegar ao ensino superior. “Sabemos que muitos estudantes estão deslocados e ainda sem grandes laços na Escola, por isso, acreditamos que, através desta aplicação e do gosto que possam ter pelo desporto, seja mais fácil não só a prática desportiva, como a própria integração na vida académica”, remata Leandro Mota.




0 comentário

Comments


bottom of page