A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez vai promover no próximo dia 14 de janeiro, pelas 10 horas, nas Oficinas de Criatividade Himalaya - Centro Ciência Viva dos Arcos, a palestra intitulada “O desafio de criar uma barreira de proteção invisível”, que terá como orador o arcuense Luís Cunha. Inscrições até dia 12 de janeiro.
Luís Cunha é docente da Universidade do Minho, Investigador do Centro de Física das Universidades do Minho e do Porto e Professor honorário da Universidade Transilvânia de Brasov (Roménia).
Esta iniciativa enquadra-se no âmbito do projeto “Arcuenses com Ciência” das Oficinas de Criatividade Himalaya, que "pretende dar voz a cientistas das mais diversas áreas, que de algum modo estejam ligados a Arcos de Valdevez, contribuindo para a proximidade que pretendemos fomentar entre a comunidade e a ciência.", refere o Município em comunicado.
Palestra: Nota introdutória
Alguns materiais naturais como a cortiça, são muito usados atualmente em artigos de consumo. No entanto, um dos problemas da cortiça é a facilidade com que se desgasta e se degrada quando exposta à radiação ultravioleta proveniente do Sol. Para resolver este problema coordeno um projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia para criar um revestimento que proteja materiais complexos como a cortiça. Este projeto tem a participação de um instituto de investigação espanhol (Ctechnano Coatings Technologies, S.L., de San Sebastian) e duas empresas portuguesas (Amorim Cork Composites, do grupo Amorim) e a Flowco.
O grande desafio é que o revestimento usado seja eficiente, mas mantendo as propriedades intrínsecas da cortiça (ou outro material).
O evento é gratuito, mas de inscrição obrigatória, e com vagas limitadas. Para inscrição, preencha o seguinte formulário: https://forms.gle/G7fSjVEDmdoavJJVA , até dia 12 de janeiro. A iniciativa é destinada ao público em geral.
Para dúvidas ou esclarecimentos, contacte: Telf. 258 247 326 / E-mail: oficinashimalaya@cmav.pt .
Comments