No dia 14 de fevereiro, a Câmara Municipal de Viana do Castelo inaugura, às 17h00, uma exposição de Postais de Amor, que vão ficar expostos no Passeio das Mordomas da Romaria até final do mês, como forma de assinalar o Dia de São Valentim.
A exposição reúne exemplares da coleção particular do vianense José Filgueiras que tem como tema O Bilhete-Postal Ilustrado Romântico do Primeiro Quartel do século XX.
No texto de apresentação da mostra, pode ler-se que “no dia 1 de outubro de 1869, com a finalidade principal de facilitar as pequenas comunicações por escrito, nos postos de correio da Áustria e da Hungria, foi posto à disposição do público o primeiro bilhete-postal”. De imediato, “teve um sucesso inesperado, vendendo-se na Áustria, em três meses, cerca de três milhões de exemplares”.
“Logo a seguir, em 1870, aparece nos Estados da Alemanha do Norte, Inglaterra, Finlândia e Suíça. No ano imediato, surge na Bélgica, Dinamarca, Rússia, Suécia, Chile e Ceilão; e, de repente, chega à Baviera, Espanha, Estados Unidos da América – onde se venderam cerca de seis milhões de espécies em seis meses –, no Império Alemão, na Roménia e na Sérvia. Em 1874, é já utilizado na Itália e no Luxemburgo; e, em 1875, na Grécia e na Oceânia. A partir de 1878 aparece na França, em Portugal, na Turquia e mesmo no continente Africano. Nos anos subsequentes seria adotado pelos restantes países da Europa”, explica ainda o autor.
Com o surgimento do Romantismo, no final do século XVIII e princípio do século XIX, este movimento artístico e cultural também foi sentido nos postais. “O Romantismo no bilhete postal ilustrado apresentava-se exuberantemente sob as mais diversas formas: pares de namorados, atrizes, belas mulheres, figuras alegóricas, aniversários, casamentos, dia de enganos, Natal e Ano Novo, e desenhos de modelos”, refere ainda José Filgueiras.
“O primeiro bilhete-postal oficial dos correios de Portugal, não ilustrado, data de 1878. Deste, fizeram os correios sucessivas edições, com modificações no aspeto, tamanho e qualidade, consoante as suas necessidades”, é explicado, indicando o autor que o comércio ativo do bilhete-postal ilustrado iniciou-se em 1904, atingindo o seu ponto alto em 1906/1907.
“A produção cresceu progressivamente, ampliando-se até à 1ª Grande Guerra (dado que Portugal também estava e sofria no campo de batalha), período em que o consumo foi generalizado. A partir do fim da guerra, verificou-se uma nítida quebra da produção, restringindo-se a edição de novos bilhetes-postais ilustrados às temáticas de interesse turístico e publicitário. Mas é com a entrada das novas tecnologias (telemóvel e a Internet) que o bilhete-postal ilustrado perde a importância que até aqui vinha tendo”, refere também.
A exposição “Postais de Amor” inaugura às 17h00 do Dia dos Namorados e integra a programação “Viana Amor & Folia”, que a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Associação Empresarial de Viana do Castelo estão a desenvolver para convidar vianenses e turistas a celebrar o Carnaval e o Dia dos Namorados na cidade de 9 a 14 de fevereiro. De seguida, às 17h30, concerto musical com Viana d’Arcus.
Por estes dias, a Praça da República conta com decoração alusiva, animação, atividades infantis, dança, concertos e DJ’s, integrando ainda a exposição “Postais de Amor”, a oferta de “vouchers apaixonados” na hotelaria aderente, Menu Especial do Dia dos Namorados nos restaurantes aderentes e ofertas especiais para Experiências a Dois.
A iniciativa conta com programação variada, para celebrar as duas datas festivas ao longo destes seis dias. Os destaques vão para as noites de sábado (10) e segunda-feira (12), com a Praça da República a receber noites de Carnaval, após as 22h00.
留言