No fim de semana de 10 e 11 de fevereiro, em Arcos de Valdevez, no âmbito do ciclo gastronómico "Arcos à Mesa", que promove o prato Cozido à Moda dos Arcos, a Porta do Mezio proporciona um programa complementar com várias atividades, desde uma oficina de móbil florestal, um workshop para aprender a confecionar a tradicional broa de milho, assim como uma visita guiada ao complexo arqueológico Mezio-Gião. Saiba como se inscrever e participar.
Atividade – Oficina Temática – Móbil Florestal
Nesta atividade, os participantes terão oportunidade de pôr a imaginação a funcionar. Utilizando galhos secos das árvores em conjunto com outros materiais da natureza como pinhas, penas, bugalhos, folhas, entre outros, irão construir móbiles florestais que levarão para as suas casas e utilizarão como peça decorativa. Através dele, irão recordar a sua passagem pela Porta do Mezio. Esta atividade está marcada para o próximo sábado, 10 de fevereiro, pelas 10h00 e tem uma duração estimada de duas horas.
Atividade - Workshop de Broa milho regional
Faz parte dos equipamentos da Porta do Mezio uma cozinha regional equipada com forno de lenha, condições de excelência para a realização do workshop da Broa de milho regional. Neste workshop, os participantes terão oportunidade de aprender todos os passos necessários para a confeção da broa, assim como o seu processo de cozedura, num ambiente rústico e tradicional, que nos remonta aos nossos antepassados. No fim, os participantes terão oportunidade de degustar a broa de milho cozida no forno de lenha da Porta do Mezio.
Este workshop terá início pelas 14h30 e tem uma duração de cerca de duas horas e meia. Atividade gratuita com inscrições limitadas até 8 de fevereiro: portadomezio@ardal.pt | 258 510 100.
Atividade - Visita Guiada ao Complexo Arqueológico Mezio-Gião
Nesta visita, a Porta do Mezio irá mostrar-lhe o Centro Interpretativo da Área Arqueológica de Gião, onde ficará a conhecer o modo de vida e a arte dos habitantes do Mezio de há 5000 anos. Sabia que já faziam arte naturalista e abstrata? De seguida, os participantes irão visitar as mamoas do núcleo megalítico do Mezio, onde será feita uma interpretação destes monumentos fúnebres. Esta visita está agendada para domingo, 11 de fevereiro, às 10h00, e tem a duração de 1h30.
As inscrições são gratuitas, mas limitadas, e obrigatórias até dia 8 de fevereiro, pelos contactos: portadomezio@ardal.pt ou 258 510 100.
Comments