O Município reforça a aposta na política ambiental e, mais uma vez, promove de 20 a 25 de março, a Semana da Floresta e da Água. Objetivo é sensibilizar a comunidade escolar e a população em geral para a defesa da floresta e destacar o seu interesse económico para a região.
O programa repleto de ações de cariz ambiental arranca no dia 20 de março, com uma ação de voluntariado florestal, dirigida especialmente aos proprietários de terrenos na Área Protegida.
Nos dias 21 e 22 de março, no período da manhã, às 9h30 e às 14h00, há visita ao Rio Lima no “Barco Água Arriba” com avaliação da zona ribeirinha adjacente e posterior ação de limpeza para turmas do 1.º ciclo.
A ação de sensibilização ao Parque Florestal está agendada para o dia 23 de março, às 9h30. Trata-se de uma iniciativa organizada em parceria com a Associação Florestal do Lima, e que visa a (re)florestação do Parque Florestal da Quinta de Pentieiros. Participam nesta ação os alunos do 2.º e 3.º ciclo.
No dia 24 de março às 9h30, a Quinta de Pentieros é palco de uma ação de sensibilização ambiental, para a qual está convidada a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima (AHBV) e os alunos do 2.º e 3.º ciclo.
A semana da Floresta e da Água termina na sexta-feira, 25 de março, às 10h00 com a Apresentação do livro “Aprende com os animais” de Daniel Duarte, no Centro de Interpretação da Área de Paisagem Protegidas das Lagoas de Bertiandos e. Pedro D'Arcos.
Considerando as questões ambientais prioritárias, com vista à melhoria da qualidade de vida, o Município de Ponte de Lima promove estas ações de educação ambiental como forma de sensibilizar a população estudantil e a comunidade em geral, para um crescimento sustentável da terra, sem comprometer o futuro do planeta.
Comments