top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Foto do escritorFernanda Pinto Fernandes

Ponte de Lima já está no roteiro dos festivais de sidra. Até domingo, há muitas variedades para provar

24 de Agosto, 2024

Já arrancou a terceira edição do Sidrama – Festival da Sidra e bebidas do pomar que, até amanhã, dá a conhecer cerca de 100 referências na Avenida dos Plátanos, em Ponte de Lima. Complementarmente, há animação musical com DJ’s.




presidentes de junta e vereadores na abertura do festival

São cerca de 100 as sidras presentes neste festival – único no país -, para além de outras bebidas do pomar como, por exemplo, o hidromel, licores de maçã ou aguardente de maçã.

senhor a servir hidromel em copos pequenos
barraquinha de hidromel à pressão

Presente na inauguração, juntamente com o Presidente da Assembleia Muncipal João Mimoso de Morais e o Vereador Gonçalo Rodrigues, o Vereador da Câmara Municipal de Ponte de Lima com o pelouro do Desenvolvimento Rural, Carlos Lago, destacou a localização do evento, sob a sombra dos plátanos na avenida, local de passagem de muitos visitantes.

três homens de copo erguido no ar

“É um bom cartaz turístico e por isso é que gente mais uma vez aposta neste evento, até porque é o único no país sobre a sidra e, por isso, nós cada vez tentamos que ele seja melhorado, mas dentro desta ideia de termos eventos com alguma notoriedade no país”, afirmou, revelando que a vila limiana já integra a rota dos festivais deste setor. “Já estamos no roteiro dos festivais de sidra; vamos entrar como uma das vilas do roteiro das sidras. Ao fim de três anos conseguirmos já esta chamada, para nós tem sido, realmente, um bom presságio para que, no futuro, também, cada vez mais, possamos melhorar este evento e tirar contrapartidas disso”, adiantou Carlos Lago.

produtor de sidra servindo bebidas

Os objetivos deste festival passam por “potenciar as sinergias dos sidreiros e dos produtores, melhorar a produção, trazer mais sidreiros ao concelho”, com a missão maior de “não deixar esquecer este nosso património genético que são as nossas variedades regionais [de maçã], que nós temos muita responsabilidade em mantê-las e a ver se com estas sinergias nós conseguimos que elas não se percam”, defendeu o Vereador, afirmando que a sidra “é um dos produtos que está com uma grande pujança.”

homem atrás de barraquinha com garrafas e maçãs

Presente desde a primeira edição, a limiana Nua Cider, volta a apresentar os seus produtos, trazendo novidades: “Uma sidra especialmente para este festival, que é um bocadinho mais adocicada, e a ideia é que as pessoas que vêm ao Sidrama e que estão a começar a beber sidra diferente, a começar a conhecer esta bebida, tenham alguma coisa mais próxima daquilo que já conhecem”, revelou Emanuelle Costa, produtora na Nua Cider. Por não ter glúten, a sidra é uma bebida adequada para celíacos, ou, simplesmente, para quem não gosta do sabor a cerveja.

mulher atrás de balcão de venda de sidra
Emanuelle Costa a mostrar as novidades da Nua Cider

Este evento, por se realizar ao ar livre, é também “pet-friendly”. Foram muitos os visitantes que, neste primeiro dia de Sidrama trouxeram os seus animais.

homem e mulher brindando com sidra
Alejandro Fernandez e companheira
cão de raça labrador debaixo de um banco
pessoas animadas sentadas às mesas
casal degustando sidra no festival

Para este sábado, a programação do Sidrama inclui animação musicial com Juba (13h00), Xinês (17h00), Olive Tree Dance (21h00) e Sérgio Bastos (22h00). No domingo, dia 25 de agosto, há animação com Carlos Fontoura (13h00), Pompadelic Swing Orchestra (17h00) e Ricardo Ricas (18h00). Todos os espetáculos são de acesso gratuito, tal como o acesso e circulação na Avenida dos Plátanos, no centro histórico da vila.

DJ passando música num palco


0 comentário

Comentarios


bottom of page