Ponte de Lima Debate Diversidade Cultural na Infância em Conversas de Boca Aberta
- Jorge Costa
- 27 de mar.
- 2 min de leitura
26 de março, 2025.
O concelho de Ponte de Lima prepara-se para receber a quinta sessão da iniciativa "Conversas de Boca Aberta", um projeto promovido pelo Teatro Nacional D. Maria II e pelo Plano Nacional das Artes, integrado no Projeto Boca Aberta/Odisseia Nacional. O evento, dinamizado localmente pelo Município de Ponte de Lima através do Teatro Diogo Bernardes, terá lugar no dia 8 de abril de 2025, pelas 16h30, no Teatro Diogo Bernardes.
Esta sessão é especialmente dirigida a agentes da cultura e da educação da região, com o objetivo de fomentar a reflexão e o diálogo sobre a relação entre instituições culturais e educativas. Através da partilha de experiências, práticas e conhecimentos, as "Conversas de Boca Aberta" procuram potenciar a colaboração entre equipas das áreas da cultura (como teatros, bibliotecas, museus e arquivos) e da educação (incluindo responsáveis por equipamentos escolares, educadores de infância, professores, auxiliares de ação educativa e associações de pais).

O tema central do 5.º encontro será "Diversidade cultural na infância: criar juntos a partir das diferenças". Numa sociedade cada vez mais multicultural, a sessão pretende abordar a questão de como garantir que todas as vozes infantis são ouvidas, reconhecendo a diversidade cultural como uma realidade crescente nos territórios, refletida no aumento da diversidade linguística e cultural nas salas de aula e nos palcos.
A conversa explorará o papel da escola e dos teatros como agentes de inclusão, discutindo estratégias para derrubar barreiras que dificultam a participação de muitas comunidades estrangeiras. Serão apresentados exemplos de projetos artísticos participativos, analisando os seus impactos, desafios e a importância de criar iniciativas de continuidade que fortaleçam a ligação entre escolas, teatros e as diversas comunidades. A organização sublinha que o foco principal reside naquilo que se pode construir em conjunto, independentemente das diferenças.
A participação nesta sessão é gratuita, mas requer inscrição prévia através de um formulário online. Esta é uma excelente oportunidade para profissionais das áreas da cultura e educação de Ponte de Lima e arredores se reunirem, partilharem ideias e fortalecerem a sua colaboração em prol de uma maior inclusão e valorização da diversidade cultural na infância.
O projeto "Boca Aberta" é uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II e da Fundação “la Caixa”, contando com a colaboração do BPI e a parceria do Plano Nacional das Artes.
Commentaires