Entre maio e outubro, o Município de Ponte de Lima, sob o lema Ponte de Lima Convida, dinamiza um conjunto de eventos de caráter cultural, musical e desportivo, em parceria com diversas instituições e com vista à promoção dos recursos endógenos, dos produtos e serviços, da cultura e das tradições do concelho de Ponte de Lima.
Finda a época baixa, caracterizada por uma menor afluência turística e por condições climatéricas mais adversas, agora que a primavera se instalou, "Ponte de Lima ConVida" a sair de casa e a usufruir de um vasto conjunto de iniciativas, estando já algumas a decorrer, como o 13.º Concurso de Saltos Internacional (CSI), que até domingo, 14 de maio, prestigia a alta competição equestre em Ponte de Lima.
Filipe Pimenta, da organização do Concurso de Saltos Internacional de Ponte de Lima, à margem da apresentação do projeto “Ponte de Lima ConVida 2023”, que teve lugar esta sexta-feira, no Espaço Panorâmico da Expolima, explicava aos jornalistas, que este primeiro evento equestre do ano se organiza “com muita antecedência”, porque o calendário assim o exige, e “a data tem de ser reservada, e inscrita na Federação Equestre Nacional e Internacional, porque praticamente todos os fins de semana há concursos e queremos escolher uma data que calhe bem a todos os cavaleiros para poderem cá vir.”
Nesta edição do Concurso de Saltos Internacional de Ponte de Lima participam cerca de 250 cavalos alemães, belgas, holandeses, e cavaleiros de nove nacionalidades, sendo a maioria deles oriundos da Europa, mas há também cavaleiros do Brasil cá a competir.
O responsável destaca a importância deste evento que vem fazendo da vila mais antiga do país Destino Equestre Internacional “pelas condições fantásticas, pela capacidade de organizar; pela forma como recebe, pela proximidade deste recinto fantástico à vila com tudo o que tem de bom para mostrar e, sem dúvida, tudo isso é importante para o sucesso do evento, diretamente, mas também para a atividade económica que acaba por gerar na economia direta, desde a restauração à hotelaria”.
A apresentação do Ponte de Lima ConVida 2023 abriu com a dupla de músicos “ConecSom”, que brindaram os presentes com interpretações das músicas “Vejam Bem”, de Zeca Afonso; “I Still Haven’t Found What I’m Looking For”, dos U2, e “Stand By Me”, de Ben E. King.
Do conjunto de iniciativas que integram a programação desta época alta, destaque para a XVIII edição do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, que decorrerá de 25 de maio a 31 de outubro, sob o tema “Jardins Saudáveis”, e na qual participam propostas provenientes de Portugal, Polónia, Áustria, Alemanha, Espanha, Brasil, Macau (China), Argentina, França, República Checa e Suécia.
Em junho, segue-se a II EcoFesta da Família e da Natureza, no dia 3, no Parque do Arnado. Ainda neste mês, acontece uma secular tradição, que remonta ao século XV, atraindo milhares de visitantes à vila: Vaca das Cordas, dia 7 de junho, usualmente, na véspera do feriado do Corpo de Deus. A tradição de ornamentar as ruas para a procissão do Corpo de Deus acontece, precisamente, na noite de 7 de junho, em que os limianos movidos pela fé trabalham incansavelmente a criar tapetes floridos e com serrim, dando cor aos desenhos e transformando as ruas em verdadeiras obras de arte.
De 9 a 11 de junho, tem lugar a XXXI Festa do Vinho Verde e dos Produtos Regionais. A cultura e a arte também marcam presença, com a 5ª edição do RUARTE – Festival de Teatro de Rua de Ponte de Lima, de 15 a 18 de junho, numa organização da Associação Cultural Unhas do Diabo, em parceria com o município. A fechar o mês, dia 24 de junho, acontecem as Marchas de S. João, que na presente edição contam com a participação das Marchas: Correlhã, Escola António Feijó, Pinheiro, Ribeira, São Pedro d’Arcos e Seara.
Em julho, inicia no dia 2 estando patente até 24 de setembro, a 4ª edição do Art’In Lima – Mostra de Arte Contemporânea. De 6 a 9 de julho, tem lugar um dos eventos de referência no mundo equestre: Feira do Cavalo de Ponte de Lima. O Festival Percursos da Música regressa para a 13ª edição, de 15 a 31 de julho, com vários espetáculos de música clássica, erudita e contemporânea, em vários locais de referência do centro histórico de Ponte de Lima e de Além da Ponte (Arcozelo).
A 27ª edição da Feira do Livro de Ponte de Lima decorrerá de 20 a 23 de julho, numa simbiose entre livros, música, literatura e arte, no Espaço Panorâmico da Expolima.
Em agosto, a 38ª edição da gala “O Mundo a Dançar” traz, no dia 3, ritmo, cor e alegria numa demonstração das tradições musicais de diversos países espalhados pelo mundo. De 11 a 13 de agosto, acontece, na Expolima, a XV Feira dos Petiscos, organizada entre o município e a Associação de Folclore de Ponte de Lima, com a participação dos Grupos de Folclore do concelho. De 17 a 20 de agosto, segue-se os V Jogos Equestres, e de 18 a 20, o IV Loureiro de Ponte de Lima ConVida. No fim de semana de 25 a 27 de agosto, Ponte de Lima organiza a segunda edição do Sidrama – Festival de Sidras e Bebidas do Pomar.
Em setembro, as festas maiores do concelho – Feiras Novas, regressam entre os dias 6 a 11, sendo esperados milhares de visitantes de todo o país. De 22 de setembro a 22 de outubro, o evento vínico Lourear a Pevide volta a realizar-se pelas esplanadas da vila.
Por fim, a Rota das Romarias a Cavalo em Ponte de Lima, encerra o calendário com tradição, história e património, percorrendo as festas de Nosso Senhor do Socorro (1 de julho, Labruja); Nossa Senhora do Minho (2 de julho, Serra d’Arga); Santa Justa (15 de julho, São Pedro d’Arcos); Nossa Senhora da Boa Morte (29 de julho, Correlhã); S. Lourenço (12 de agosto, Gondufe), e S. Cipriano (17 de setembro, Facha).
Um vasto conjunto de eventos que prometem trazer à vila limiana milhares de visitantes. Este “ambicioso programa de animação cultural” representa para o Município de Ponte de Lima um investimento que ronda os 550 mil euros, que “compensa em grande escala”, garante o Presidente da Câmara Municipal, Vasco Ferraz, pois “o retorno para a economia local e para as nossas populações é consideravelmente superior a isso”, afirmou. Todos estes eventos “ajudam decisivamente ao dinamismo de Ponte de Lima, já que também vão ao encontro de um leque de públicos muito alargado”, assumiu Vasco Ferraz.
O autarca acrescentou que uma grande parte destas organizações dos mais de 50 eventos, que integram a vintena de iniciativas do Ponte de Lima ConVida “são feitas em comunhão com uma série de parceiros, entre eles as Juntas de Freguesia, as Associações Culturais e Recreativas do nosso concelho, que numa grande parte dos eventos que organizamos participam ativamente no sentido de nos ajudarem a fazer sempre um bocadinho mais e melhor”, tendo deixado, por isso, um agradecimento sentido a todos eles.
Consulte toda a programação em www.visitepontedelima.pt e em www.cm-pontedelima.pt .
Comments