top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Foto do escritorFernanda Pinto Fernandes

"Ponte de Lima ConVida" a sair de casa e a usufruir de um vasto programa cultural, de maio a outubro

Atualizado: 10 de jun. de 2023

Entre maio e outubro, o Município de Ponte de Lima, sob o lema Ponte de Lima Convida, dinamiza um conjunto de eventos de caráter cultural, musical e desportivo, em parceria com diversas instituições e com vista à promoção dos recursos endógenos, dos produtos e serviços, da cultura e das tradições do concelho de Ponte de Lima.




homens e mulheres ao ar livre, junto a um cartaz, posando para a foto

Finda a época baixa, caracterizada por uma menor afluência turística e por condições climatéricas mais adversas, agora que a primavera se instalou, "Ponte de Lima ConVida" a sair de casa e a usufruir de um vasto conjunto de iniciativas, estando já algumas a decorrer, como o 13.º Concurso de Saltos Internacional (CSI), que até domingo, 14 de maio, prestigia a alta competição equestre em Ponte de Lima.

cavaleiro saltando com cavalo branco obstáculos em pista

Filipe Pimenta, da organização do Concurso de Saltos Internacional de Ponte de Lima, à margem da apresentação do projeto “Ponte de Lima ConVida 2023”, que teve lugar esta sexta-feira, no Espaço Panorâmico da Expolima, explicava aos jornalistas, que este primeiro evento equestre do ano se organiza “com muita antecedência”, porque o calendário assim o exige, e “a data tem de ser reservada, e inscrita na Federação Equestre Nacional e Internacional, porque praticamente todos os fins de semana há concursos e queremos escolher uma data que calhe bem a todos os cavaleiros para poderem cá vir.

cavaleiro saltando obstáculos com cavalo

Nesta edição do Concurso de Saltos Internacional de Ponte de Lima participam cerca de 250 cavalos alemães, belgas, holandeses, e cavaleiros de nove nacionalidades, sendo a maioria deles oriundos da Europa, mas há também cavaleiros do Brasil cá a competir.


O responsável destaca a importância deste evento que vem fazendo da vila mais antiga do país Destino Equestre Internacional “pelas condições fantásticas, pela capacidade de organizar; pela forma como recebe, pela proximidade deste recinto fantástico à vila com tudo o que tem de bom para mostrar e, sem dúvida, tudo isso é importante para o sucesso do evento, diretamente, mas também para a atividade económica que acaba por gerar na economia direta, desde a restauração à hotelaria”.


A apresentação do Ponte de Lima ConVida 2023 abriu com a dupla de músicos “ConecSom”, que brindaram os presentes com interpretações das músicas “Vejam Bem”, de Zeca Afonso; “I Still Haven’t Found What I’m Looking For”, dos U2, e “Stand By Me”, de Ben E. King.

homem sentado tocando viola e mulher de pé cantando num microfone estilo anos 50

homem tocando viola e mulher cantando de pé

Do conjunto de iniciativas que integram a programação desta época alta, destaque para a XVIII edição do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, que decorrerá de 25 de maio a 31 de outubro, sob o tema “Jardins Saudáveis”, e na qual participam propostas provenientes de Portugal, Polónia, Áustria, Alemanha, Espanha, Brasil, Macau (China), Argentina, França, República Checa e Suécia.


Em junho, segue-se a II EcoFesta da Família e da Natureza, no dia 3, no Parque do Arnado. Ainda neste mês, acontece uma secular tradição, que remonta ao século XV, atraindo milhares de visitantes à vila: Vaca das Cordas, dia 7 de junho, usualmente, na véspera do feriado do Corpo de Deus. A tradição de ornamentar as ruas para a procissão do Corpo de Deus acontece, precisamente, na noite de 7 de junho, em que os limianos movidos pela fé trabalham incansavelmente a criar tapetes floridos e com serrim, dando cor aos desenhos e transformando as ruas em verdadeiras obras de arte.


De 9 a 11 de junho, tem lugar a XXXI Festa do Vinho Verde e dos Produtos Regionais. A cultura e a arte também marcam presença, com a 5ª edição do RUARTE – Festival de Teatro de Rua de Ponte de Lima, de 15 a 18 de junho, numa organização da Associação Cultural Unhas do Diabo, em parceria com o município. A fechar o mês, dia 24 de junho, acontecem as Marchas de S. João, que na presente edição contam com a participação das Marchas: Correlhã, Escola António Feijó, Pinheiro, Ribeira, São Pedro d’Arcos e Seara.

Em julho, inicia no dia 2 estando patente até 24 de setembro, a 4ª edição do Art’In Lima – Mostra de Arte Contemporânea. De 6 a 9 de julho, tem lugar um dos eventos de referência no mundo equestre: Feira do Cavalo de Ponte de Lima. O Festival Percursos da Música regressa para a 13ª edição, de 15 a 31 de julho, com vários espetáculos de música clássica, erudita e contemporânea, em vários locais de referência do centro histórico de Ponte de Lima e de Além da Ponte (Arcozelo).


A 27ª edição da Feira do Livro de Ponte de Lima decorrerá de 20 a 23 de julho, numa simbiose entre livros, música, literatura e arte, no Espaço Panorâmico da Expolima.

pessoas sentadas ao ar livre, com cavalos atrás

Em agosto, a 38ª edição da gala “O Mundo a Dançar” traz, no dia 3, ritmo, cor e alegria numa demonstração das tradições musicais de diversos países espalhados pelo mundo. De 11 a 13 de agosto, acontece, na Expolima, a XV Feira dos Petiscos, organizada entre o município e a Associação de Folclore de Ponte de Lima, com a participação dos Grupos de Folclore do concelho. De 17 a 20 de agosto, segue-se os V Jogos Equestres, e de 18 a 20, o IV Loureiro de Ponte de Lima ConVida. No fim de semana de 25 a 27 de agosto, Ponte de Lima organiza a segunda edição do Sidrama – Festival de Sidras e Bebidas do Pomar.


Em setembro, as festas maiores do concelho – Feiras Novas, regressam entre os dias 6 a 11, sendo esperados milhares de visitantes de todo o país. De 22 de setembro a 22 de outubro, o evento vínico Lourear a Pevide volta a realizar-se pelas esplanadas da vila.

Por fim, a Rota das Romarias a Cavalo em Ponte de Lima, encerra o calendário com tradição, história e património, percorrendo as festas de Nosso Senhor do Socorro (1 de julho, Labruja); Nossa Senhora do Minho (2 de julho, Serra d’Arga); Santa Justa (15 de julho, São Pedro d’Arcos); Nossa Senhora da Boa Morte (29 de julho, Correlhã); S. Lourenço (12 de agosto, Gondufe), e S. Cipriano (17 de setembro, Facha).


Um vasto conjunto de eventos que prometem trazer à vila limiana milhares de visitantes. Este “ambicioso programa de animação cultural” representa para o Município de Ponte de Lima um investimento que ronda os 550 mil euros, que “compensa em grande escala”, garante o Presidente da Câmara Municipal, Vasco Ferraz, pois “o retorno para a economia local e para as nossas populações é consideravelmente superior a isso”, afirmou. Todos estes eventos “ajudam decisivamente ao dinamismo de Ponte de Lima, já que também vão ao encontro de um leque de públicos muito alargado”, assumiu Vasco Ferraz.

homem falando de pé num púlpito para uma plateia sentada ao ar livre

O autarca acrescentou que uma grande parte destas organizações dos mais de 50 eventos, que integram a vintena de iniciativas do Ponte de Lima ConVida “são feitas em comunhão com uma série de parceiros, entre eles as Juntas de Freguesia, as Associações Culturais e Recreativas do nosso concelho, que numa grande parte dos eventos que organizamos participam ativamente no sentido de nos ajudarem a fazer sempre um bocadinho mais e melhor”, tendo deixado, por isso, um agradecimento sentido a todos eles.

público assistindo sentado a um dupla de músicos a tocar e cantar ao ar livre

Consulte toda a programação em www.visitepontedelima.pt e em www.cm-pontedelima.pt .




Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page