O Município de Ponte de Lima vai celebrar o 40.º aniversário de atividade literária de Porfírio Pereira da Silva com uma cerimónia comemorativa, que decorrerá no dia 16 de setembro, às 15h00, no auditório da Câmara Municipal de Ponte de Lima.
Esta cerimónia será assinalada com a apresentação do novo livro de Porfírio Pereira da Silva, intitulado “Imperativos da Memória”, cuja alocução e apresentação estará a cargo do Professor Doutor Manuel Curado.
Marque presença nesta homenagem e conheça a mais recente produção literária do escritor Porfírio Pereira da Silva.
Sobre o autor
Porfírio Pereira da Silva, filho de Manuel António da Silva Rebôlo e de Julieta de Miranda Pereira – sobrinho-neto do Padre Manuel Francisco de Miranda, exímio latinista (sendo autor de uma Gramática de Latim, textos literários e exercícios) e um dos grandes impulsionares dos Seminários em Braga –, nasceu na freguesia de Mazarefes, concelho e distrito de Viana do Castelo, Portugal, em 26 de novembro de 1956.
É Licenciado em Filosofia e Pós-graduado em Filosofia Moderna e Contemporânea, pela Universidade do Minho.
Destaca-se pela poesia, nas obras "Ensaio Literário" - edição de autor (1983), "Desnublar" - edição de autor (1986), "Horizonte" (1989), "À Sombra dos Passos" (1995), "Excelsior" (1997), "Existências (Viagens do Subconsciente)", de 1997; prosa biográfica, com "Pe. Manuel Francisco de Miranda: um monárquico no seu tempo (1866-1921)", editada em 1992; prosa auto-biográfica com "Chamaram-me Muxicongo (memórias de um ex-metalúrgico), de 1999; prosa - "Pambahamgumbo (Folhas Soltas)", de 2001; romance com "Baliza Tágica de um Naufrágio" (2015), entre outras obras em que colaborou com escritores portugueses.
É autor do blogue http://muxicongo.blogspot.com/ .
Comments