No dia 12 de agosto, pelas 16h30, vão ser assinalados os 300 anos da fundação da Capela da Casa de Nossa Senhora da Aurora (1723-2023), em Ponte de Lima. A Casa de Nossa Senhora da Aurora era um local de frequentes tertúlias entre amigos do Conde de Aurora, magistrado nascido a 29 de abril de 1896, na vila limiana, precisamente naquele edifício.
A Sessão comemorativa na Capela da Casa de Nª Sª da Aurora irá contar com intervenções do historiador limiano Adelino Tito de Morais; do Monsenhor José Caldas, Vigário Geral da Diocese e Pároco de Ponte de Lima, e de Rosário Sá Coutinho, neta do Conde de Aurora.
Pelas 17h00, segue-se uma palestra intitulada A Fundação da Capela de Nª Sª da Aurora, pelo Doutor Miguel Ayres de Campos Tovar, Doutorado em História da Arte (Medieval), pela Universidade de Londres, que fará o devido enquadramento sobre o edifício, e meia hora depois, terá lugar uma visita guiada ao Solar.
A sessão comemorativa da efeméride encerrará, pelas 18h30, com declarações do Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa.
Casa dos Condes de Aurora
A Casa dos Condes de Aurora, em Ponte de Lima, é uma reconstrução setecentista de um imóvel bastante anterior (remontando, muito possivelmente, ao século XIV), mas que foi alvo de novas intervenções durante o século XVII. O traçado do edifício que hoje conhecemos tem vindo a ser atribuído a Manuel Pinto de Vilalobos, natural de Viana do Castelo e membro da conhecida família de engenheiros-arquitectos que, entre os séculos XVII e XVIII, desenvolveu extensa actividade na zona Norte do país. A remodelação da casa de Nossa Senhora da Aurora ocorreu entre os anos de 1714 e 1730, dando origem a um imóvel cuja depuração e sobriedade se aproxima de uma linguagem maneirista, mas onde a divisão do alçado, por pilastras, em três corpos, e a abertura simétrica de vãos, com janelas de sacada no andar nobre e alternância de portas e janelas no piso térreo, é própria da tipologia arquitectónica barroca e urbana, tão utilizada ao longo do século XVIII (AZEVEDO, 1969). Consultado em 02-08-2023 aqui.
Foto da Capa: © Arquivo Municipal de Ponte de Lima
Comments